Sangue bom: beber moderadamente protege coração, diz estudo

Zé Cachacinha
Especial para o UOL Tablóide

Os cientistas tomaram uma dose de razão e finalmente descobriram que o trago nosso de cada dia é um bom negócio para ajudar a reduzir o risco de ataque cardíaco nos homens.

"Nossos resultados sugerem que beber moderadamente pode ser considerado um complemento, e não uma alternativa" a ações saudáveis como atividade física regular, perda de peso e deixar de fumar, segundo o estudo do Centro Médico Beth Israel Deaconess, de Boston, nos Estados Unidos.

O álcool, segundo a pesquisa, eleva o nível do chamado "colesterol bom" no sangue. Apesar disso, os médicos evitam recomendar o consumo de bebidas, devido aos riscos provocados pelo abuso da cana.

O estudo, publicado na revista Archives of Internal Medicine, examinou quase 9.000 homens ao longo de vários anos. Esses pacientes não fumavam, tinham peso normal, faziam pelo menos 30 minutos de exercício por dia e consumiam muitas frutas, vegetais, peixes e gorduras poliinsaturadas, mas pouca gordura trans e carne vermelha. (Onde é que será que os médicos encontraram tanta gente saudável? Ic!)

Entre 1986 e 2002, 106 desses homens tiveram ataques cardíacos, mas os etílicos se deram melhor do que os abstêmicos: 8 dos 1.282 que tomavam duas doses de bebida alcoólica por dia sofreram ataques, contra 28 dos 1.889 que não bebiam nada. Apezzar de dizzerem porr aí que o álcool faz mall à saúde, o estudo indica que o álcool é ummm amiggo do peito.

Fonte:Reuters

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos