Chimpanzés preferem as fêmeas maduras, dizem cientistas

Da Redação

Os chimpanzés machos preferem copular com fêmeas maduras, dizem cientistas americanos que observaram os símios na África. A velha máxima de Sérgio Reis enfim encontra seu equivalente científico: panela velha é que faz comida boa!

Os cientistas analisaram, durante vários anos, os chimpanzés na floresta de Kibale (Uganda).Ao contrário do que pensavam inicialmente, a partir do comportamento da espécie humana, no qual uma mulher de 40 é comumente trocada por duas de 20, nos chimpanzés ocorre o inverso.

Os autores do estúdio admitem que os motivos são difíceis de estabelecer.

Uma fêmea chimpanzé alcança a maturidade sexual aos 10 anos (o macho é mais tarde) manifestando este estágio com uma protuberância rosa em torno dos genitais. Durante o cio, o globo rosa aumenta de tamanho, deixando os machos excitados.

Outra diferença dos chimpanzés para os homens está no fato de que as fêmeas podem ter até seis companheiros sucessivos, que ficam em fila indiana esperando o cafuné da chimpanzé.

Nesta competição, a única oportunidade para um macho converter-se em pai da futura prole é a quantidade de espermatozóides produzidos durante estes encontros por seus testículos, quatro vezes mais volumosos que no ser humano.


Fonte: AFP

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos