Bom humor faz bem para a criatividade, mas é ruim para a concentração

Da Redação

Esta é uma notícia para tirar o humor dos bem-humorados, se é que eles estão concentrados o suficiente na leitura desta nota para prestar atenção.

Um grupo de cientistas canadenses que estuda como o humor afeta nossos processos mentais descobriu que o bom humor parece melhorar a criatividade, segundo estudo publicado nesta semana.

Os mecanismos ocultos ainda são desconhecidos, mas no estudo que será publicado na revista "Proceedings of the National" Academy of Sciences, os cientistas sugerem que o fenômeno pode ter algo a ver com a forma como nosso humor afeta a forma como processamos as informações.

Nas tarefas de associação de palavras e solução de problemas, o bom humor mostrou uma melhora no desempenho, mas este piorou no teste visual, com indivíduos em estado de felicidade tornando-se mais facilmente passíveis de distração por estímulos periféricos do que aqueles em estado de tristeza.

"De fato, se você tem dificuldades em resolver um problema, pode ser mais sábio parar o que está fazendo e se dedicar a alguma atividade divertida para então tentar novamente", sugere Adam Anderson, professor assistente de psicologia da Universidade de Toronto, no Canadá, e autor do estudo.

O Editor do UOL Tablóide, que felizmente não está muito concentrado neste momento, é sempre a favor de deixar um problema de lado para se divertir um pouco.

Fonte: AFP

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos