O Peru lançou foguete! Cuba também vai?

Da Redação

O editor do UOL Tablóide tem duas paixões: a ciência de ponta e a música popular.

Hoje, uma notícia ultrapassou a velocidade do som e fez o auto-referido editor festejar e antecipar o Carnaval.

O país sul-americano mais rico em trocadilhos, o Peru, lançou o Paulet 1, primeiro foguete desenhado e construído no país por cientistas ligados à Comissão Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Aeroespacial e especialistas da Força Aérea.

O foguete do Peru, batizado com o sobrenome do precursor peruano da aeronavegação mundial, Pedro Paulet, foi lançado da base de Punta Lobos, Pucusana, sul de Lima, e alcançou match 5, ou seja, uma velocidade cinco vezes superior à do som.

Em 100 segundos, o Paulet 1 atingiu 45 km de altura. Como também no Peru tudo o que sobe desce, o foguete caiu - no mar, em frente ao balneário de Pucusana.

O lançamento do foguete (que tem modestos 2,72 m de comprimento...) foi considerado um "passo histórico" para a história aeroespacial do Peru, que planeja utilizar o Paulet 1 para transportar sensores para estudos atmosféricos.

E a música popular, pergunta o internauta fã do UOL Tablóide?

A notícia fez o editor do UOL Tablóide lembrar-se de uma marchinha malandra, do tempo da Guerra Fria, e adaptá-la às novas circunstâncias históricas:

O Peru já lançou foguete /
Cuba também vai lançar /
Lança, Cuba lança /
Quero ver Cuba lançar


(PS - Para evitar excessos naturais nesta época do Ano, o Editor do UOL Tablóide poupou o leitor de referências ao prato de devorou no Natal)

Fonte: Ansa

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos