Químico alemão come, mas não mastiga há seis anos

Da Ansa

O químico alemão Michael Werner, de cinqüenta e oito anos, que há seis anos não ingere nenhum alimento sólido e se encontra saudável graças a uma dieta composta apenas por café, suco de frutas e água, está na Grã Bretanha para o lançamento do livro "Life from Light", publicado apenas em Londres, onde explica como mantém uma saúde excepcional mesmo após ter abandonado os alimentos sólidos.

"Não sou como aquelas garotas que definham com a anorexia. Faço isso por amor ao meu corpo não porque o odeio. A relação mental é outra", explicou Werner ao tablóide inglês Sun.

De modo geral Werner, que vive com a esposa Angélica em Brunwick, no norte da Alemanha, se sustenta da seguinte forma: no café da manhã ele toma um café com leite, no meio da manhã um expresso, no almoço um suco de frutas ou um pouco de água e um café, na metade da tarde outro expresso e, por fim, no jantar um suco de frutas ou água. Fugindo a essa dieta ele, no máximo, se sai à noite com os amigos, toma um copo de vinho. De acordo com Werner, a luz - sobretudo aquela que se toma ao caminhar - lhe serve como nutrição de modo crucial.

Michael conta que a idéia de não comer mais nada sólido lhe ocorreu quando uma amiga de sua esposa disse que já não comia há anos. "Isso bastou para me fazer tentar".

"O processo de adaptação demora três semanas". A primeira semana é a mais difícil: "Não se deve ingerir absolutamente nada. Nem comida, nem água. É difícil. É preciso estar realmente disposto. Se estiver, não se sente fome".

No início da segunda semana já é permitido ingerir suco de frutas bem diluído em água, isso tem o objetivo de "limpar o corpo por meio dos antioxidantes". A terceira semana marca a passagem para o início da ingestão de sucos concentrados de fruta e é nessa fase que se chega na "estabilização" do corpo e na sua aceitação do novo regime.

O químico alemão assegura que os exames médicos o classificaram como possuindo uma saúde perfeita. Ele admite que não está muito claro até o momento o modo como o regime pode funcionar sem nenhum pedaço de comida sólida: "Sei no entanto que absorvo energia da luz, como as plantas, e isso me basta. Creio nisso e porque creio é que funciona".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos