Ucraniano de 2,57 metros é reconhecido como o homem mais alto do mundo

Editor do UOL Tablóide

Ucrânia, terra de gigantes.

O Editor do UOL Tablóide considera-se um grande homem, mas Leonid Stadnik, 37 anos, o supera com folga. Tanta folga que passa, em 21 cm, o ex-recordista mundial, o chinês Bao Xishun, de 2,36 metros, casado recentemente.

O ucraniano de 2,57 m foi reconhecido como o homem mais alto do mundo pelo Livro dos Recordes, informa hoje a imprensa ucraniana.

O "Gulliver ucraniano" (referência erudita ao livro "Viagens de Gulliver", de Jonathan Swift), como é chamado pela imprensa local, recebeu recentemente a visita do presidente ucraniano, Viktor Yushchenko.

Stadnik, que pesou mais de 200 quilos e calça uma sapatilha de número 60!, reside em uma pequena aldeia ucraniana em companhia de sua mãe, no noroeste do país.

"Durante muitos anos me considerava um monstro, mas agora aprendi a rir de mim mesmo", assegura.

Aos 7 anos, ao entrar na escola, Stadnik era "o menor da classe", mas quando começou a praticar esporte, aos 10 anos, começou a crescer aceleradamente.

O ucraniano, que perdeu a visão de um olho e 80% da do outro, saiu apenas uma vez de seu povoado, para visitar a capital, Kiev.

Apesar dos convites e das ofertas econômicas recebidas, Stadnik se negou a viajar para países como China e Indonésia, já que não se considera uma "atração de circo".

Ele adora comer toucinho e compota de frutas silvestres, mas tenta controlar seu apetite, pois teme engordar e não poder se levantar devido à dor crônica que sofre nos joelhos.

O Guinness incluirá Stadnik como o homem mais alto do planeta em sua edição de 2008. O homem mais alto da história foi o americano Robert Pershing Wadlow (1918-1940), que media incríveis 2,71 metros.

Tia Izildinha, que tem um metro e quarenta e oito bem medidos, só não convida o gigante ucraniano para um café porque o pé-direito de sua casa tem apenas 2,45 m.

Leia mais: Homem mais alto do mundo (na verdade, o ex-mais alto) se casa na China

Homem mais alto do mundo (o chinês) encomenda cama sob medida para noite de núpcias

Fonte: EFE

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos