O segredo da beleza de Votu é revelado: o padre trabalha as "categorias de base"

Sub da Sub em diligência

O leitor do UOL Tablóide já sabe: a figuraça que atende pelo nome de Padre Sílvio Roberto é ao mesmo tempo líder espiritual católico de Votuporanga (SP) e celebridade do universo dos concursos de miss.

Mas como é o processo seletivo das beldades de Votu? Nada melhor que perguntar a uma delas, que dá seus primeiros passos no mundo das misses, para saber. A Sub da Sub chegou junto da belezura e tascou: "Como você conheceu o Padre Sílvio?". Responde a beldade: "Ele sempre foi amigo da minha família. Aliás, foi ele até quem deu meu nome." Sub da Sub: "E qual é seu nome?". Beldade: "Chiara."

A CATEGORIA DE BASE DO PADRE
UOL
Natália Belati foi descoberta em uma quermesse, abocanhando um pastel
VEJA AS FUTURAS MISSES DE VOTU
A escolha do padre, Chiara, revela muito: traz nome santo e homenageia a origem romana da religião - mas não esconde nem um pouquinho a "veia artística". Chiara Rodrigues, 20, não é xará de ninguém na classe de seu curso de Letras da Unifev (Centro Universitário de Votuporanga), mas divide o nome com a filha do bonitão Marcello Mastroianni e da inacreditável Catherine Deneuve. Além de, pelo menos no RG, estar apta para tornar-se uma celebridade dessas que dispensam sobrenome, como a também santa italiana Madonna, por exemplo. A pia batismal fez sua parte pelos holofotes.

O responsável pela paróquia de Santa Luzia não deixa ao deus-dará o destino dos jovens do noroeste paulista que buscam um passaporte para a carreira de modelo - ou ao menos um passaporte recheado de carimbos - através dos concursos de miss/mister.

A cidade de Votuporanga tem um desempenho mais que significativo diante do panorama nacional (acaba de eleger o segundo Mister Brasil Mundo consecutivo, por exemplo) e, embora os necessariamente diplomáticos vencedores dessas competições insistam em exaltar o potencial genético de sua cidade natal, a verdade é que todos foram descobertos e preparados pelo mesmo entusiasta: padre Silvio, que além de batizar, também promoveu a festa de debutante de Chiara, usando a mesma mesa de som que embalava com hits como o reggaeton "Pirigueti" a reunião em sua casa.

Diante da renovação do reinado votuporanguense no trono do império da beleza nacional com mais um Mister Brasil Mundo, a intrépida Sub da Sub não tem escolha: partiu em diligência para descobrir a fonte da belezura, o que há de tão especial na água (benta) da cidade que se orgulha de suas brisas suaves.
DILIGÊNCIA A VOTUPORANGA
A CHEGADA A VOTUPORANGA
SORVETE NO CREMÃO
A GALERA DO CARNAVOTU
MISTER BRASIL MOSTRA VOTU
FUI PRA VOTU. FAÇO O QUÊ?
A vocação recebida no batismo parece ter seguido em Chiara, uma das muitas integrantes do "celeiro" do padre para os próximos concursos. Ela conta que até agora não participou de nenhuma disputa porque está se preparando. "Faço espanhol, inglês, teatro, dança", conta. Na hora da foto, ela esconde o sorriso e o aparelho, que deve tirar no fim do ano e faz parte de sua preparação do sorriso de futura miss.

O padre é dono da franquia nacional do concurso Miss Estudantil e por seis anos dirigiu o Miss São Paulo. Mas se o envolvimento na parte executiva das disputas teve que ser deixado de lado para não atrapalhar seus afazeres paroquiais, isso não significa que ele tenha abandonado sua segunda vocação, a de "olheiro" e preparador de beldades. Descobertos em quermesses entre uma partida de bingo e um frango assado (mesmo) ou buscando diretamente a orientação do ministro, moças e rapazes da região formam por suas mãos uma sempre atualizada equipe de beldades para os concursos de beleza.

A preparação, o padre explica, vai desde orientações estéticas, como corte de cabelo, até a melhor forma de desfilar ou posar para os fotógrafos. Durante a carreira de reis e rainhas da beleza, ele continua presente, ensinando a fazer mala ou portar-se em países estranhos. O atual Mister Brasil Mundo, Vinícius Ribeiro, faz questão de lembrar que ele era o único participante do concurso que tinha levado óleo corporal. Orientação do padre. "Mas claro que eu dividi com todos", declara.

Profissional da prática, é Silvio também quem gerencia a carreira dos novatos, indicando por exemplo qual é o melhor concurso para o perfil de cada um. Sua mais nova descoberta - aquela que foi vista na quermesse comendo pastel, para o desespero daqueles cujo metabolismo não faz milagre - deve provavelmente disputar o título de Miss Beleza São Paulo.

Com 1.82 metro e 20 anos, Natália Belati foi convencida há menos de quatro meses de que a possibilidade de uma nova carreira não atrapalharia a faculdade de direito. Novata, ela ouve atenta as explicações - e demonstração - de como fazer a charmosa quebrada de pezinho.

Ou seja: a Sub da Sub prometeu no início dessa cobertura e agora entrega finalmente o segredo da beleza de Votuporanga: a cidade que não tem mais time de futebol investe forte, graças à vocação do Padre Silvio, nas categorias de base.

Abaixo, mostramos o Padre Sílvio num treinamento bem divertido, em que ensina, inclusive, as misses e misters do futuro a sorrir para as fotos com um truque que revela o quanto ele é fera.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos