UOL Tablóide Critica: "Frio Equador", HQ que inventou o boxe-xadrez, era para ser uma ficção

Pedro Cirne
Da Redação

  • [creditofoto]

Ficção científica costuma ser assim: o visionário imagina uma situação tão distante, tão improvável, tão fora da nossa realidade... Que ele, se for bom mesmo, consegue criticar ou discutir a sociedade que vive sem dar muito na cara. Na literatura, Isaac Asimov é um ótimo exemplo. Na TV e no cinema, os episódios de "Jornada nas Estrelas" também são ótimos. Nos quadrinhos... Já ouviu falar em Enki Bilal?

Bilal nasceu em 7 de outubro em 1951 em Belgrado (Sérvia, hoje; na época, Iugoslávia) e mora em Paris desde os nove anos. É um artista multimídia... Dirigiu filmes e escreveu e desenhou HQs, entre elas "Frio Equador" (lançada em 1992). Este álbum encerra a "Trilogia Nikopol", que começou com "Os Imortais" (de 1980) e seguiu com "A Mulher Enigma" (1986). O personagem principal é Alcide Nikopol, um homem que é condenado em um tribunal militar no então futurístico ano de 1993 e é enviado ao espaço, em hibernação, e retorna à Terra em 2023.

Tudo em "Frio Equador" (e no resto da "Trilogia Nikopol") soa, ao mesmo tempo, estranho e distante, mas levemente próximo e familiar. Coisas de uma ficção científica bem feita. A detalhada arte de Bilal mostra um futuro extravagante, tanto no figurino bizarro como na arquitetura anormal a que os humanos de então são obrigados a se submeter.

E a extravagância, e a bizarrice, também estão nos conceitos. Bilal é crítico. O mundo que ele retrata é governado por políticos manipuladores e imorais; a sociedade está dividida em uma elite pequena e egoísta, que vive isolada da maioria submetida a um cotidiano de miséria e violência; a humanidade apresenta um enorme descaso com os animais e a natureza... Essas e outras coisas impensáveis são retratadas com humor e exagero. No fundo, no fundo, estas situações não estão tão distantes da realidade, não é?

Outro exagero que ele retrata é a busca pela perfeição de corpo e inteligência: os seres humanos são julgados pelo corpo. Em uma cena de "Frio Equador", os personagens passam pela imigração de um país onde são analisados, pelados, com uma nota de 0 a 10 de acordo com a saúde de seu corpo. Um dos protagonistas, filho de Nikopol, tira 5,2 por estar em estado pré-infecioso e ter taxa elevada de álcool no sangue; já a gostosona Yelena Prokosh-Tootobi tira 7,1, e é avisada que pode vir a ter otite e cistite. Seu rival na disputa por Yelena, o "última bala do pacote" John-Elvis Johnelvisson, tem nota 8,7.

Reprodução
Nikopol (à dir.) em "Frio Equador"
Para mostrar, ainda mais, o interesse obsessivo pela perfeição física e intelectual, o rival do filho de Nikopol ainda é o campeão mundial de boxe-xadrez, o esporte criado por Bilal para mostrar o quanto pode ser absurdo o homem em sua busca incessante pela perfeição. Afinal, esta é uma HQ de ficção científica, e situações improváveis como uma modalidade que misture boxe e xadrez são bem-vindas.

Era para ser uma ficção, uma crítica bem-humorada, mas... Se este artigo fosse um filme, a cena cortaria para o artista Iepe Rubingh. Este holandês, além de ser presidente da World Chess Boxing Organisation (Organização Mundial de Boxe-Xadrez), também é conhecido como o criador do esporte. Mas ele mesmo reconhece que sua idéia veio, na verdade, de "Frio Equador".

Bilal usou muita imaginação ao criar a "Trilogia Nikopol". Talvez esperasse que realidade e ficção se encontrassem em um futuro distante, quando situações divertidas de tão absurdas não soassem mais como tão absurdas assim. Imagino que ele tenha ficado surpreso ao ver que levaram sua idéia a sério e a transportaram da "ficção" para a "realidade". Pois é, Bilal. O mundo é um enorme UOL Tablóide.

Comentário Tabloidal: uma ótima história em quadrinhos, no estilo europeu. Numa escala de 0 luva de boxe ao lado de um peão de xadrez a 5 luvas de boxe ao lado de 5 peões de xadrez, leva 4 luvas de boxe ao lado de 4 peões de xadrez.

ps - Critique o "UOL Tablóide Critica" no Tablog, o Blog do Editor do UOL Tablóide

ps2 - Leia mais "UOL Tablóide Critica":
- livro de anedotas sobre gaúcho foi escrito por paulista
- "Sandman - O Mestre dos Sonhos", o filme, tem tudo a ver com 1º de abril
- com 44 páginas e 21 insultos, a revista "Mad" está de volta

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos