UOL Tablóide Critica: Homem de Ferro (o personagem, não o filme)

Editor do UOL Tablóide
Da Redação

  • [creditofoto]

Divulgação
Robert Downey Jr. não é a cara do Tony Stark das histórias em quadrinhos?
FOTOS DO FILME "HOMEM DE FERRO"
CRÍTICA: "HOMEM DE FERRO" (O FILME)
TRAILER: "HOMEM DE FERRO"
Fui assistir a "Homem de Ferro", o filme de Jon Favreau estrelado por Robert Downey Jr. como o Homem de Ferro/ Tony Stark; Gwyneth Paltrow como a doce Pepper Potts; e Jeff Bridges como Obadiah Stane.

É um filme muito legal. Cheio de detalhes, alguns quase imperceptíveis - como um escudo do Capitão América que aparece no fundo de uma cena (mas visto pelo blog Newsrama).

Depois da exibição, me perguntaram: o filme é fiel ao personagem dos quadrinhos?

Ótima pergunta. Tão boa que engasguei. Ele seria fiel a qual dos seis Homens de Ferro dos quadrinhos?

Se você acha que o seu quarto é uma bagunça, espere para ver as histórias do Homem de Ferro!

Homem de Ferro 1
Reprodução
Homem de Ferro 1: Tony Stark não é a cara do ator Robert Downey Jr.? Repare no rosto!
O primeiro Homem de Ferro é Anthony Edward Stark, o Tony Stark, criado por Stan Lee, Larry Lieber, Don Heck e Jack Kirby em "Tales of Suspense" nº 39 (março de 1963).

Trata-se de um homem ferido no peito durante uma guerra (Vietnã, 1963). Seu coração pode parar a qualquer momento. Aprisionado por vietnamitas e forçado a criar uma arma para eles, cria uma armadura que, ao mesmo tempo que mantém seu coração batendo, funciona como arma para que ele fuja da prisão.

O Homem de Ferro também é membro-fundador e ex-líder dos Vingadores, grupo que também tem Capitão América e Thor entre seus integrantes, e cujo longa-metragem está previsto para 2011 - daí a presença do escudo do Capitão América no filme do Homem de Ferro e uma possível participação do Robert Downey Jr. como Tony Stark no filme do Hulk que estréia ainda este ano.

Muitos anos e bobagens se passaram desde então. Stark ficou paralítico e voltou a andar; foi subsituído por um módulo de vida artificial (espécie de andróide) em três ocasiões; morreu, assassinado pelo Adversário, e ressuscitou; morreu, assassinado por Kang, e ressuscitou; morreu, assassinado por Massacre e ressuscitou. Zzzzzzzzzzzzzzz...

Homem de Ferro 2
Reprodução
Homem de Ferro 2 em sua armadura de Máquina de Combate (e em uma pose patriótica)
O segundo Homem de Ferro é James Rupert Rhodes, amigão de Tony Stark - no filme, ele é interpretado por Terrence Howard.

Rhodes assume a armadura pela primeira vez durante uma das crises de alcoolismo de Tony Stark - repare que no filme ele bebe uma ou duas doses. Rhodes Acabou se firmando como Homem de Ferro, fazendo parte até dos Vingadores da Costa Oeste - foi um dos membros-fundadores do grupo. Depois, Rhodes assumiu outra armadura e identidade: Máquina de Combate.

Esse Homem de Ferro 2 é legal. Mas prepare-se para os próximos três...

Homem de Ferro 3
Reprodução
Homem de Ferro 3: ai, ai, ai, ai...
Em uma péssima saga dos Vingadores, grupo ao qual é muito ligado, o Homem de Ferro original, Anthony Edward Stark, foi dominado por um inimigo dos Vingadores, Kang (essa história foi recontada e na verdade não era Kang, mas Immortus; originalmente, entretanto, era Kang).

Para combater o violento e dominado Anthony Edward Stark, os Vingadores apelaram para um novo Homem de Ferro: Anthony Edward Stark. Na verdade, uma versão adolescente dele, que viajou no tempo.

A saga termina com Stark, o original, se sacrificando para derrotar Kang (Immortus, segundo a retcon - ato de "atualizar a história"). Teen Tony, como o Stark viajante do tempo ficou conhecido, assume a armadura. E toda vez que leio Teen Tony eu me lembro do Tigre Tony, daquele comercial de cereal matinal.

Homem de Ferro 4
Reprodução
Homem de Ferro 4: hein? Hã? Como?
Tigre Tony, ops, o Teen Tony (Homem de Ferro 3) morreu assassinado por Massacre, assim como muitos outros heróis da editora Marvel. Entretanto, na cronologia maluca da Marvel, todos os heróis que morreram no confronto com Massacre foram "recriados" em outro universo por Franklin Richards, filho do Senhor Fantástico e da Mulher Invisível (do Quarteto Fantástico).

Neste novo universo surge um novo Homem de Ferro: uma versão adulta de Anthony Edward Stark, mas diferente de suas versões anteriores. Um quarto Homem de Ferro. Zzzz zzzz zzzzzzz zzzzz...

Este universo criado por Franklin Richards foi mostrado durante os eventos da saga "Heróis Renascem". Não deu certo, e esse tal universo foi pro vinagre, com Franklin Richards (seria ele um deus?) ressuscitando todos os heróis no seu universo original.

Homem de Ferro 5
Reprodução
Homem de Ferro 5: zzzzzzzzzzzz
Na hora de recriar o Homem de Ferro, entretanto, Franklin Richards (acho que ele é um deus!) tomou o cuidado de fundir o Stark original (primeiro Homem de Ferro) com o Teen Tony (o terceiro Homem de Ferro). Surge uma nova criatura, com a soma das memórias dos outros dois:o quinto Homem de Ferro. Zzzz zzzzz zzzz...

Sim, eu também acho confuso.

E muito chato.

Homem de Ferro 6
Reprodução
Homem de Ferro 6: esse é mais fácil de entender quem é... Por enquanto!
A cronologia Marvel é uma zona, difícil de acompanhar para leitores tradicionais, que dirá os leitores que, porventura, sintam-se atraídos aos quadrinhos após assistirem os filmes. Para este e outros casos, a Marvel criou o universo conhecido como "Ultimate", onde seus personagens têm sido recriados aos poucos, sem pressa. As revistas são mais pensadas, editorialmente falando.

E o Homem de Ferro versão "Ultimate" foi criado como um dos protagonistas dos Supremos, a versão "Ultimate" dos Vingadores.

Trata-se de Anthony Edward Stark, um homem com um tumor inoperável no cérebro. Ele atua como Homem de Ferro, e sua identidade é pública: todo mundo sabe que Stark é o homem sob a armadura.

O Tony Stark versão "ultimate" é mulherengo, alcoólatra e divertido, bem parecido com o vivido por Robert Downey Jr. no filme "Homem de Ferro".

Comentário Tabloidal: Numa escala de 0 máscara do Homem de Ferro (medonho) a 5 máscaras do Homem de Ferro (excelente), temos:

Reprodução
Tony Stark, o Homem de Ferro, resolve tomar todas após descobrir que foi mal avaliado pelo Editor doo UOL Tablóide
Homem de Ferro 1: 5 máscaras do Homem de Ferro (excelente)
Homem de Ferro 2: 4 máscaras do Homem de Ferro (ótimo)
Homem de Ferro 3: 0 máscara do Homem de Ferro (medonho)
Homem de Ferro 4: 0 máscara do Homem de Ferro (medonho)
Homem de Ferro 5: -1 máscara do Homem de Ferro (constrangedor)
Homem de Ferro 6: 4 máscaras do Homem de Ferro (ótimo)

Média (todos os Homens de Ferro somados e divididos por seis): 2 máscaras do Homem de Ferro (meia-boca)

ps - Comente o "UOL Tablóide Critica" no Tablog, o Blog do Editor do UOL Tablóide

ps2 - Leia mais "UOL Tablóide Critica":
- 1808, o ano que o Editor não entendeu
- THC, o canal que faz da guerra um entorpecente
- "Frio Equador", HQ que inventou o boxe-xadrez, era para ser uma ficção
- livro de anedotas sobre gaúcho foi escrito por paulista
- "Sandman - O Mestre dos Sonhos", o filme, tem tudo a ver com 1º de abril
- com 44 páginas e 21 insultos, a revista "Mad" está de volta

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos