Cientistas britânicos descobrem a fórmula da voz perfeita

da Redação

Cientistas britânicos anunciaram (em altos brados) ter criado a "fórmula da voz perfeita".

Eles partiram do estudo das vozes mais charmosas, como as das atrizes Judi Dench e Honor Blackman (a sugestiva vilã Pussy Galore do filme "Goldfinger") e as dos atores Alan Rickman e Jeremy Irons. Analisaram o tom, a velocidade da fala, a quantidade de palavras ditas por minuto, a freqüência e a entonação.

Divulgação
Ei, internauta, você se lembrava dos cabelos de Judi Dench? E da voz? Hein?
O catedrático de Lingüística da Universidade de Sheffield (Inglaterra) Andrew Linn e o engenheiro de som Shannon Harris, tecladista de Rod Stewart, obtiveram uma série de características matemáticas comuns a todas essas vozes.

Segundo eles, a voz ideal deve pronunciar um máximo de 164 palavras por minuto e deve emitir pausas de 0,48 segundo entre as frases com entonações distintas. Uia! A freqüência do som deve oscilar entre 34,5 Hz e 12,2 Hz, o que significa uma voz nem muito grave, nem muito agudo.

Além disso, o estudo revela que características como autoconfiança e confiança nos demais influem positivamente na fala de uma pessoa e na atração que desperta sua voz.

O Editor do UOL Tablóide achou a pesquisa emocionante e lembrou-se de um dos seus gurus, Chico Buarque de Hollanda, que dizia que "Deus deu ao dono os dentes/Deus deu ao dono as nozes/Às vozes Deus só deu seu dó".

Para comemorar, ele ia oferecer aos internautas um tostão da sua voz em uma versão toda pessoal de "Feelings" -mas foi impedido a tempo pela tia Izildinha, que é a voz da sua consciência.

Fonte: EFE

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos