UOL Tablóide Critica: lista de candidatos ao grupo de Sete Maravilhas Naturais do Mundo

Editor do UOL Tablóide

  • [creditofoto]

Pirâmides de Gizé; Jardins Suspensos, Estátua de Zeus e Colossus de Rodes; Mausoléu de Halicarnasso, Templo de Ártemis e Farol de Alexandria. Poderia ser a escalação de um time de futebol soçaite com jogadores de apelidos pouco ortodoxos, mas não: são as Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

Até aí, tudo bem.

Rosana
O belo Atacama é um belo deserto, mas seria um belo deserto uma maravilha natural do mundo?
Mas a polêmica começou com a escolha das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, organizada pelo grupo New Open World Foundation. A seleção ficou com: Muralha (China); Machu Picchu (Peru), Chichen Itzá (México) e Petra (Jordânia); Coliseu (Itália), Taj Mahal (Índia) e, claro, o Cristo Redentor (Brasil-il-il!).

Desde então, o consenso não mais existe mais. Há até uma lista alternativa, uma espécie de Sete Maravilhas do Mundo Moderno do B, eleitas pela Sociedade Norte-Americana de Engenheiros Civis, com: Diques das Marés (Holanda); Torre CN (Canadá), Empire State Building (US of A, como diria o Borat) e ponte Golden Gate (EUA); Canal do Panamá (adivinha?), Eurotúnel (França-Reino Unido) e Usina Hidrelétrica de Itaipu (Paraguai e Brasil-il-il!)

E qual a novidade? A novidade é que o New Open World Foundation está organizando uma eleição para as Sete Maravilhas Naturais do Mundo: http://www.new7wonders.com/. A votação ocorrerá até 31 de dezembro deste ano; depois, 21 experts (o Editor do UOL Tablóide não foi convidado, veja só) irão selecionar as 21 finalistas. Depois, nova votação - o resultado sairá em 2010.

E o que o UOL Tablóide vai criticar? A lista de candidatos. Não parece ter havido uma pré-seleção. Veja alguns dos exemplos e reflita conosco: são "maravilhas do mundo"?

Christopher
O lago Ness, sem o monstro, mas com um homem destemido
- só de lagos, temos 27: Asal, Atitlan, Baikal, Bled, Bosumtwi, Chad, Kivu, La Brea Pitch, Ichkeul, Louise, Malawi, Mar Morto, Michigan, Nahuel Huapi, Ness, Neusiedl, Rara Lake, Retba, Saiful Maluk, Saimaa, Superior, Tana, Tanganyika, Titicaca, Toba e Uvs Nuur. Provavelmente um só deles será eleito, mas você colocaria um lago entre as maravilhas naturais do mundo todo? (Não da sua cidade, mas do mundo todo!)
- até o lago Ness tá concorrendo, reparou? Mas sem o Monstro! O que é o Lago Ness sem o Monstro do Lago Ness?
- só três praias indicadas (Big Sur, nos Estados Unidos; Cox's Bazar, em Bangladesh; e Paracas, no Peru)... Ei, especialistas em maravilhas naturais, vocês costumam viajar nas férias para onde?
- há mais desertos indicados do que praias. Os desertos: Atacama, no Chile; Kalahari, na Namíbia; Pinnacles, na Austrália; e Wadi Rum, na Jordânia. Sou só eu ou você também não acha desertos lugares muito agradáveis para se habitar?
- se há poucas praias, rios há aos montes: Amazonas, Apurimac, Danúbio, Dnieper, Douro, Ganges, Kali Gandaki, Mekong, Mississipi, Nilo Azul, Nilo Branco e Yangtze. Rios são legais, sem dúvida... Mas maravilha do mundo? Será?
- um monte de montes... Dá até perguiça de citar...
- cadê as praias brasileiras, senhores especialistas?

Edu
O Jalapão não foi indicado...
Enfim, fico aqui pensando nas verdadeiras maravilhas, naturais ou não, do mundo: o pôr-do-sol; o bolo de fubá da tia Izildinha; o uniforme da seleção brasileira na Copa de 70; os Jogos Olímpicos (pelo conjunto da obra); a Mulher-Maravilha; a Mara Maravilha, o Fio Maravilha; e o Steve Wonder.

E fico pensando também nas sete maravilhas artificiais do mundo: o adoçante; a bola de futebol; a piscina aquecida; a roda; a Internet; o implante de silicone daquela famosa (sei lá qual delas, abra uma revista de fofocas em qualquer página e já terá um exemplo); e, claro, o UOL Tablóide...

Enfim, listas são sempre polêmicas. Esse é o legal delas. Você seleciona sete, ou dez, ou doze, e dali a 15 minutos já mudou de idéia completamente.

ps - Comente o "UOL Tablóide Critica" no Tablog, o Blog do Editor do UOL Tablóide.

ps2 - Leia mais "UOL Tablóide Critica":
- o novo álbum de Charles Manson
- clipe de estréia da cantora Scarlett Johansson
- O Editor experimenta a jaca (arrrrrrgh!)
- Volta, Atari
- Homem de Ferro (o personagem, não o filme)
- 1808, o ano que o Editor não entendeu
- THC, o canal que faz da guerra um entorpecente
- "Frio Equador", HQ que inventou o boxe-xadrez, era para ser uma ficção
- livro de anedotas sobre gaúcho foi escrito por paulista
- "Sandman - O Mestre dos Sonhos", o filme, tem tudo a ver com 1º de abril
- com 44 páginas e 21 insultos, a revista "Mad" está de volta

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos