Venezuelana Dayana Mendoza é eleita Miss Universo 2008

Haroldo Ceravolo Sereza
De Nha Trang (Vietnã)
Pedro Cirne
Em São Paulo

Não deu, Brasil. O jejum se manteve: há 40 anos uma brasileira não leva o Miss Universo. A venezuelana Dayana Mendoza foi eleita Miss Universo 2008, em concurso realizado na manhã desta segunda-feira (noite de domingo no Brasil) em Nha Trang (Vietnã). Em segundo lugar ficou a colombiana Taliana Vargas; em terceiro, Marianne Cruz González (República Dominicana); em quarto, a russa Vera Krasova; e, em quinto, a mexicana Elisa Najera.

Rebeca Moreno, representante de El Salvador, foi eleita a Miss Simpatia - em votação na qual as eleitoras são as próprias misses. Rebeca foi a segunda salvadorenha a ser eleita Miss Simpatia - Maribel Arrieta conquistou este prêmio em 1955. Maribel foi a única Miss Simpatia a ficar entre as cinco primeiros colocadas no Miss Universo: terminou em segundo lugar. (Nunca uma Miss Simpatia foi eleita Miss Universo, o que leva o Editor do UOL Tablóide a perguntar: as simpáticas não têm vez?)

Gavintra Photijak, a Miss Tailândia, ficou com o prêmio de melhor traje típico. É a quarta vez que este prêmio vai para a Tailândia - a Colômbia já venceu nesta categoria em seis ocasiões; Brasil, Coréia do Sul e, agora, Tailândia venceram em quatro ocasiões.

Esta é a quinta vez que uma venezuelana conquista o Miss Universo - a Venezuela é o segundo país que mais venceu o concurso, atrás apenas dos Estados Unidos (sete vitórias) - Porto Rico também tem cinco títulos. O Brasil conquistou o Miss Universo em 1963 (Ieda Maria Vargas) e 1968 (Martha Vasconcellos).

O concurso
O apresentador Jerry Springer entrou no palco para apresentar o show de moto - como o Editor do UOL Tablóide adiantou em sua cobertura, os vietnamitas só pensam "naquilo": as motos. Ao seu lado, apresentando o show, estava a Spice Girl Melanie Brown.

A primeira etapa do show foi a apresentação das 80 candidatas em trajes típicos - em ano de Olimpíada, a representante da República Dominicana estava com uma roupa que lembrava o beisebol.

Depois, foi a vez de a japonesa Riyo Mori, Miss Universo 2007, aparecer para fazer o balanço de seu ano como miss.

Logo na seqüência, ocorreu a primeira eliminação: das 80 concorrentes, 15 passaram à segunda fase. Foram elas: Miss África do Sul; Miss Austrália; Miss Colômbia; Miss Espanha; Miss Estados Unidos; Miss Hungria; Miss Itália; Miss Japão; Miss Kosovo; Miss México; Miss República Dominicana; Miss República Tcheca; Miss Rússia; Miss Venezuela; e Miss Vietnã. O mau humor do Editor do UOL Tablóide ao ver que a brasileira Natália Anderle não avançou era enorme.

Reuters
Miss EUA sorri, reagindo com elegância após cair durante desfile com traje de gala
MAIS FOTOS DA QUEDA DA MISS
Miss EUA cai... De novo!
Na seqüência, as 15 que ainda disputavam o título desfilaram em trajes de banho. Foi um desfile lindo, mas, mesmo assim, ainda era possível ver o casmurro Editor do UOL Tablóide resmungando, inconformado com a eliminação da brasileira.

Na escolha das dez semifinalistas, África e Ásia ficaram de foram. Avançaram cinco representantes da América, quatro da Europa e uma da Oceania. As finalistas foram a Miss Austrália; a Miss Colômbia; a Miss Espanha; a Miss Estados Unidos; a Miss Itália; a Miss Kosovo; a Miss México; a Miss República Dominicana; a Miss Rússia; e a Miss Venezuela.

Definidas as dez semifinalistas, houve o desfile de trajes de gala. Primeiro, todas as 80 participantes deram o ar de sua graça; depois, as dez que ainda tinham chances apresentaram-se, uma a uma. Neste desfile, pelo segundo ano seguido, a representante norte-americana caiu enquanto desfilava... No ano passado, Rachel Smith, a Miss Estados Unidos 2007, caiu enquanto desfilava e foi vaiada pelo público - terminou em quinto lugar. Desta vez, Crystle Stewart, a Miss Estados Unidos 2008, repetiu a dose...

As finalistas
Tombos à parte, foram anunciadas as cinco finalistas - quatro da América, além da representante russa: Miss Colômbia; Miss México; Miss República Dominicana; Miss Rússia; e Miss Venezuela.

Depois, veio a sempre temida prova das perguntas. Os jurados já tinham suas perguntas separadas; as finalistas sorteavam um jurado, sem saber qual seria a questão, e depois respondiam.

Depois de muito suspense (sempre o suspense!), saiu a ordem das cinco mais bem colocadas: 1º - Venezuela; 2º - Colômbia; 3º - República Dominicana; 4º - Rússia; e 5º - México.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos