Homem fica três dias em fila para ter placa de carro com número da sorte

DO UOL Tablóide

Um cidadão de Pequim ficou na fila por três dias para conseguir que a placa de seu carro tenha quatro números 8, o número da sorte por excelência entre a supersticiosa população chinesa.

Segundo a agência oficial de notícias chinesa "Xinhua", Pequim retomou hoje o programa de personalização de placas abandonado pela cidade em 2002 e que ficou em vigor por apenas dez dias.

Naquela época, o sistema foi abandonado devido às combinações que soam mal e "politicamente incorretas" escolhidas por alguns donos de automóveis, como "UFO", "SEX 001", "FBI 007" e "EUA 911".

O anúncio da reativação do serviço de personalização de placas despertou de novo o interesse de vários motoristas, que formaram fila durante todo o final de semana - apesar do frio que retornou a Pequim nos últimos dias - para obterem a placa desejada.

O primeiro deles, que esperou por três dias o Birô de Gestão de Trânsito de Pequim abrir suas portas hoje, escolheu a placa "NV8888", enquanto o segundo preferiu "NA9999".

Tanto o 8 quanto o 9, principalmente o primeiro deles, são considerados números da sorte pelos chineses, já que suas pronúncias soam parecido com as palavras "fortuna" e "eternidade", respectivamente.

Por outro lado, o 3 e principalmente o 4 são os números evitados pelos motoristas, pois os chineses os associam com "dissolver" e "morrer", respectivamente.

Fonte: EFE

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos