Cientistas mexicanos usam tequila para produzir diamantes

Do UOL Tablóide Em São Paulo

Há quem use álcool para beber; há quem pense em combustíveis; e há em quem pense em... diamantes!?

Pesquisadores da Universidad Nacional Autónoma de México (Unam) conseguiram produzir diamantes a partir de acetona, etanol, metanol e tequila (!) e agora estudam as particularidades dessa bebida alcoólica na formação de cristais.

O líder do projeto, o doutor em física Luis Miguel Apátiga, disse em entrevista à agência Efe que a "curiosidade científica" o levou a produzir diamantes microscópicos a partir da tequila (!!).

O mecanismo utilizado em suas pesquisas aquece o líquido a 280 graus e o evapora, depois o leva a uma câmara com uma temperatura de 800 graus, onde as moléculas do vapor se rompem em fragmentos menores, nos quais há átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio pela água.

Como às vezes utilizava 40% de etanol e 60% de água na mistura, proporção similar a encontrada na tequila, Apátiga tentou usar tequila (!!!).

"Um dia passei em uma loja perto do campus da universidade e comprei uma garrafa de tequila, fizemos o experimento e na primeira tentativa correu tudo bem", lembrou.

Agora os cientistas mexicanos estudam a razão pela qual os diamantes obtidos com a tequila (!!!!) têm uma forma menos circular que os demais produzidos com compostos puros.

"Estamos vendo se os compostos da tequila podem ter algum papel na síntese do diamante", assegurou.

O Editor do UOL Tablóide, assim como seu amigo pinguço Zé Cachacinha, acha que tequila é tequila, e diamante é diamante, e não se aprofundaria em estudos que misturam ambos. Entretanto, como já tem gente realizando o tal estudo, não custa nada erguer um brinde em homenagem às grandes descobertas científicas...