UOL Tabloide homenageia inventor do Playmobil

Do UOL Tabloide*

Muitas vezes o mundo se esquece de reconhecer os grandes gênios. O Editor do UOL Tabloide não. E por isso está hoje de luto. Morreu aos 79 anos de idade, o desenhista industrial alemão Hans Beck, "pai" do Playmobil, informou hoje a empresa Geobra-Brandstätter, fabricante dos famosos bonecos.

Beck morreu na sexta-feira, após um longo período doente, em sua casa nas margens do lago de Konstanz, na fronteira entre Suíça, Alemanha e Áustria.

O brinquedo que alegra crianças e influencia cortes de cabelo mundo afora vendeu 2,2 bilhões de exemplares desde que começou a ser produzido em série, em 1974.

Nascido em 1929, no estado alemão da Turingia (centro do país), Hans Beck estudou na cidade de Zirndorf, onde aprendeu o ofício de carpinteiro e se especializou na produção de brinquedos, principalmente automóveis e aviões.

Ele começou a trabalhar na Geobra em 1958, concentrado inicialmente em maquetes aviões, maquinaria e veículos industriais.

Treze anos após iniciar sua carreira, a empresa transferiu-o ao departamento de loja de brinquedos, com a incumbência de desenvolver uma nova gama de produtos para meninos, de automóveis a modelos humanos.

Sua primeira criação media 7,5 centímetros, era facilmente manejável por uma mão infantil e movimentava braços e pernas.

Daí surgiu a ideia de transformar esse protótipo em uma criatura dotada para a absoluta versatilidade, de se adaptar a qualquer situação e profissão, fosse um ocidental, indiano ou vaqueiro.

Inicialmente, seus modelos se conceberam para meninos de até quatro anos. Nos 30 anos seguintes ao seu lançamento, os bonecos Playmobil deixaram de ser um produto exclusivamente infantil, no sentido literal da palavra, para conquistar até colecionadores adultos de todo o planeta.

O Playmobil é como o Oasis, como o Maradona. Um brinquedo genial que, infelizmente, sempre será comparado - apesar de ter fãs fiéis - com um outro ainda mais influente, o Lego - os Beatles, ou o Pelé, do universo lúdico.

Desde a morte de outro grande gênio das invenções, a do japonês Momofuku Ando, criador do Miojo, que o Editor não ficava tão chateado.

*Com informações da EFE

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos