Descoberta pessoa mais idosa do mundo: senhora cazaque tem 130 anos

Do UOL Tabloide*
Em São Paulo

  • Reprodução/Mail Online

    A cazaque Sakhan Dosova, 129

Se Leon Trotsky estivesse vivo hoje, ele teria 129 anos - e ainda sim não seria a pessoa viva mais idosa do mundo. O governo do Cazaquistão divulgou ter encontrado provas de que Sakhan Dosova, cidadã de Karaganda (norte do país), completa nesta sexta (dia 27) 130 anos - ela nasceu no mesmo ano que Trotsky, mas alguns meses antes.

Com isso, Sakhan Dosova teria 129 anos hoje, 15 anos a mais que a pessoa tida como a mais idosa do mundo atualmente, a norte-americana Edna Parker, 114 anos.

Segundo os documentos da senhora Dosova, inclusive seu passaporte da época da União Soviética, ela nasceu em 27 de março de 1879 - ou seja, ela faz aniversário junto com a brasileiríssima Xuxa (referência cultural do Editor do UOL Tabloide).

Dicas de longevidade de Sakhan Dosova, 129 anos

* Evitar doces
* Remédios da vovó
* Bom humor
* Animação e risadas
Burocratas cazaques querem checar a veracidade dos documentos. "Podemos ver que está virando uma grande história e, pela saúde da nossa nação, precisamos ter certeza de que essa alegação é correta", disse um funcionário do governo cazaque.

Independente da idade precisa de Sakhan Dosova, a senhora cazaque dá dicas de sua longevidade: "não tenho um segredo especial", contou ao "Mail Online". "Nunca tomei medicamentos e, se estava doente, usava os remédios da vovó para me curar."

Sakhan Dosova dá mais uma dica: "nunca comi doces, não gosto. Mas adoro 'kurt' (espécie de queijo cottage seco) e 'talkan' (alimento à base de trigo)".

Cazaquistão

Nome oficial: República do Cazaquistão
Capital: Astana
Nacionalidade: cazaque
Divisão: 14 regiões e a capital
Línguas: cazaque (oficial) e russo
Borat: não existe, é um personagem
Gaukhar Kanieva, neta de Sakhan Dosova, dá outras dicas: "ela é uma mulher muito animada. Acreditamos que sua risada e seu bom humor a ajudaram a viver por tanto tempo".

Além do recorde etário, Sakhan Dosova pode se tornar a pessoa cazaque mais famosa do mundo, desbancando Borat Sagdiyev, "jornalista cazaque" criado pelo humorista britânico Sacha Baron Cohen.

* Com informações do Mail Online.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos