Após 72 anos, novela há mais tempo no ar chega ao fim nos EUA

Do UOL Tabloide* Em São Paulo

"E todos viveram felizes para sempre." Como não poderia deixar de ser, a novela mais antiga em exibição no mundo, "Guiding Light", vai terminar com final feliz.

O programa vai exibir seu último capítulo nos Estados Unidos nesta sexta-feira (18), depois de 72 anos no ar e mais de 15 mil episódios (imagine, caro internauta, se a sua mulher resolve acompanhar uma novela dessas? Adeus, futebol na TV).

O Editor do UOL Tabloide, noveleiro assumido, confessa que nunca assistiu a nenhum capítulo.

  • Divulgação

    O elenco atual da novela "Guiding Light" contrasta com um elenco das antigas...

A novela começou a ser transmitida na rádio CBS, em 1937 (nem o vetusto Editor do UOL Tabloide era nascido!), com capítulos diários. Em 1952, passou a ser exibida na TV, e em 1967 aconteceu a primeira transmissão a cores.

Aberturas de "Guiding Light"

  • Há mais de 50 anos: abertura de 1953...

  • ... 50 anos depois: a abertura de 2008

Porém, os baixos níveis de audiência fizeram com que a rede CBS decidisse cortá-la da programação.

O nome, que significa "luz guia" em tradução livre, é referência à luz da casa do reverendo dr. John Ruthledge, um dos principais personagens da trama lá em 1937. A luz acesa significava que ele estava em casa para ouvir os problemas dos outros personagens.

Nos tempos áureos, a novela recebeu diversos prêmios. A trama, que se passa na cidade fictícia de Springfield (será que é a mesma dos Simpsons?), conta a saga de três famílias. Ao longo dos anos, a história falou de romances, intrigas sexuais e divórcios, mas também tocou em assuntos mais fortes como estupro de esposas, gravidez adolescente, racismo e alcoolismo.

Recentemente, a produção de "Guiding Light" tentou reinventar a novela, usando diferentes técnicas de filmagem, como câmeras sem apoio e cenas em close.

A produção também aumentou as filmagens em locações e a expectativa era recuperar a audiência e transformar a novela em um modelo para as produções do futuro, mas as mudanças não foram suficientes.

Para o editor da "Soap Opera Digest", Lynn Leahey, revista especializada em novelas, a grande audiência de "Guiding Light" sempre foi de mulheres, quando a força feminina começou a entrar no mercado de trabalho e ficou sem tempo durante o dia para assistir televisão, a audiência despencou.

Apenas 7 novelas continuam no ar durante o dia nos Estados Unidos, contra as 17 que passavam nos anos 60 e 70.

*Com informações da BBC e do "Guardian"

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos