"Beleza é tudo sim", afirma especialista em concursos de beleza

Bárbara Paludeti

  • Arquivo pessoal

    Evandro Hazzy: especialista
    em concursos de beleza

Os concursos de miss são tradicionais e famosos. O primeiro Miss Universo, por exemplo, aconteceu em 1952. Em 1954, aconteceu o primeiro Miss Brasil, com Martha Rocha escolhida como nossa bela representante no concurso mundial. A brasileira acabou ficando em segundo lugar, justificado pelas lendárias "duas polegadas a mais".

Nesta quinta-feira (4), será escolhido o Mister Brasil, que irá representar nosso país na Coreia do Sul, no dia 27 de março. E por que será que os concursos masculinos não têm tanta fama e glamour ao redor do globo terrestre quanto os femininos? Para explicar este mistério, o UOL Tabloide entrevistou o missólogo e especialista em concursos de beleza Evandro Hazzy.

Para Hazzy, os concursos de mister não são tão famosos porque "mulher vende mais produto", mas ele reitera "a essência de ambos é a mesma".

E como vida de mister não é fácil. O especialista conta no que consiste a preparação de um mister e uma miss para um concurso de beleza, em que é importante se atentar e lembra: "o difícil é você ostentar um título por muitos anos com classe, elegância e honestidade". Está anotado!
 

Quanta beleza junta!

  • Divulgação

    Veja os candidatos a Mister Brasil 2010... São os 3 acima e mais 3 dezenas de postulantes!

Leia a entrevista:

UOL Tabloide - Quais as principais diferenças entre os concursos de miss e mister?
Evandro Hazzy
- A essência é a mesma, a diferença é que no concurso de miss é avaliada a beleza feminina, e no de mister é a masculina. A essência de vender a imagem, tentando passar para o público, para a população, a cultura do Estado que você está representando, do país, tentando vender a sua imagem é a mesma. Beleza funciona sim, beleza é tudo sim. O homem cuida do corpo, faz academia, cuida da pele, faz cirurgia plástica, e acho que tem que fazer sim, se ele não está feliz.

UOL Tabloide - Há candidatos que são de um Estado e representam outro no concurso. O que você acha disso?
Evandro
- Olha, vou te falar que eu sempre fui polêmico. Não sou contra. Acho que no momento em que você representa um país, você tem que ser brasileiro em primeiro lugar. E aí correr atrás da cultura de um Estado. O candidato tem que estudar a cultura do povo que está representando. No mínimo ele deve fazer uma visita. Na Venezuela (famosa por ter vencido diversos concursos de miss), não tem aquela coisa de que ela tem que ser da cidade tal. Além disso, você participa do concurso quantas vezes quiser, se perdeu este ano, participa no próximo e assim vai indo. O que importa é você ter disciplina, força de vontade e correr atrás de um conhecimento.

UOL Tabloide - Como é a preparação de um mister?
Evandro
- O que eu faço com uma mulher, eu faço com um homem sem problema algum. Eu não sou contra cirurgia plástica, sou contra o exagero. Você tem que entrar em um acordo com a miss ou o mister para ver se ele está de acordo com o que você está propondo. A preparação consiste em alguma modificação estética, se necessário, cuidado com o corpo, cuidado com a alimentação, perda de peso, precisa frequentar a academia diariamente. Tomar algum suplemento, de repente. Aula de passarela para homem e mulher é igual, tem que ter charme. Charme não se nasce apenas, charme se aprende. Um bom corte de cabelo também é essencial, o rosto precisa ser estudado - afinal, o cabelo é a moldura do rosto. Um clareamento dentário, um bom figurino. E o candidato tem que falar um idioma, não adianta, é essencial, o inglês é universal, como concorrer com candidatos de 90 países falando português?
 

  • Flávio Florido/UOL

    "Não corremos risco de ver celulite em concurso de mister", diz Christian Pior, do "Pânico"

UOL Tabloide - Por que os concursos femininos são muito mais famosos do que os masculinos?
Evandro
- Eu acho que a mulher consegue vender muito mais um produto do que um homem. A miss que vence um título grandioso internacional certamente vai vender os produtos dos patrocinadores do concurso, e a mulher consegue vender muito mais do que o homem neste sentido. Além disso, os concursos de miss são muito mais antigos.

UOL Tabloide - O que um mister deve ter para chegar a ser Mister Brasil e Mister Mundo?
Evandro
- Homem tem que ter atitude, personalidade forte, tem que pisar na passarela e convencer que ele é o melhor, e acredito que ele tem que ser masculino, não importando a opção sexual dele entre quatro paredes. Muitas vezes os homens pisam na passarela tentando imitar as misses, tirando sombrancelha, usando muita maquiagem. O homem que é bonito não precisa disso. No momento em que ele está na passarela, tem que vender a imagem de um belo homem. Ele tem que cuidar muito da imagem valorizando o perfil masculino.

UOL Tabloide - Como jurada, o que a Sub da Sub do UOL Tabloide deve perguntar para os finalistas?
Evandro
- Antes de partir para perguntas gerais sobre o mundo, porque os candidatos devem estar antenados com o que acontece na política, no mundo, sobre os desastres... Antes disso, os jurados têm que conhecer um pouco a vida dos finalistas, o dia-a-dia, como é ele com a família, o que ele espera para o futuro, qual o planejamento, a força de vontade. Ninguém consegue chegar ao ápice de uma carreira se abandonar os estudos, por exemplo. O difícil é você sustentar a fama, o difícil é você ostentar um título como este por muitos anos com classe, elegância e honestidade.

Tradutor: Do UOL Tabloide, em São Paulo

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos