PUBLICIDADE
Topo

Tabloide

Concurso Miss Canadá volta atrás e desiste de ter candidata transexual na disputa

Jenna Talackova em dois momentos: no site do Miss Canadá (esq) e no Miss International Queen (dir) - Reprodução/Missosology
Jenna Talackova em dois momentos: no site do Miss Canadá (esq) e no Miss International Queen (dir) Imagem: Reprodução/Missosology

Do UOL, em São Paulo

16/03/2012 07h00

Após aceitar oficialmente a transexual Jenna Talackova como uma das candidatas ao título de Miss Canadá 2012, a organização do concurso resolveu derrubar o perfil da finalista de seu site oficial. Ao acessar a página que mostraria o perfil de Jenna, o conteúdo não é encontrado (confira aqui).

A remoção aconteceu cerca de 24 horas depois do site Missosology, que é especializado em concursos de beleza, reportar na terça-feira (13) a entrada da moça na disputa, cuja final acontece no dia 19 de maio.

Na quarta-feira (14), o site anunciou o sumiço do perfil da transexual, que continha informações como idade, altura, cidade natal e um breve histórico.

De acordo com o site, a organização do Miss Canadá e a candidata foram procuradas para se manifestar, mas não houve retorno até a última quinta-feira (15).

Jenna já representou seu país em um concurso de beleza para transexuais --o Miss International Queen-- em 2010.   

O Missosology ressalta que, apesar de as regras do concurso terem sido violadas ao aceitar Jenna, o Miss Canadá teria se baseado em princípios da Lei da Igualdade, vigente no país desde 1982.

Mas especialistas em concursos de beleza apontaram uma "afronta" aos regulamentos dos integrantes do chamado "Big4" (Miss Universo, Miss Mundo, Miss Terra e Miss Internacional), que deveriam aceitar apenas candidatas naturais, mesmo que Jenna seja "legalmente" uma mulher.

+ Mais

  • John Stillwell/Reuters

    Harry se derrete pela Miss Bahamas

  • Paulo Whitaker/Reuters

    Miss Universo pode ser na Jamaica

Novidades do planeta miss

- Uma foto da miss Universo 2011, Leila Lopes, acompanhada das misses Teen USA 2011, Danielle Doty, e Estados Unidos 2011, Alyssa Campanella, segurando armas e vestindo coletes de forças do Exército norte-americano provocou polêmica na internet. Confira aqui a foto e a notícia.

- No último final de semana, o concurso Miss República Portuguesa escolheu sua representante para o Miss Mundo 2012, a lusitana Melanie Vicente. Ela foi designada pelos organizadores. Melanie tem 21 anos, 1,70 m de altura e é estudante de medicina nuclear.

- Na semana passada, as representantes de Israel para o Miss Universo e Miss Mundo deste ano foram escolhidas. A vencedora do Miss Israel 2012 foi a estudante Shani Hazan, 19, que vai disputar o título de Miss Mundo --que este ano acontece na China. Em segundo lugar ficou a modelo Lina Machola, 18, que vai ao Miss Universo --que será em dezembro.

Tabloide