Topo

Tabloide

Com 10 cm, cão misto de chihuahua com lhasa pode ser o menor do Reino Unido

Do UOL, em São Paulo

21/08/2014 15h12Atualizada em 21/08/2014 20h32

As medidas mínimas de um cãozinho britânico fazem dele um forte concorrente ao título de menor animal da categoria no país: o “gigante” tem apenas 10 centímetros de altura (menor que um iPhone 5) e pesa “incríveis” 311 gramas. Dadas as dimensões hercúleas, ele foi batizado de Tyson, um nome bem adequado para o seu tamanho (sim, contém ironia).

De acordo com veterinários, o cãozinho, mistura de chihuahua com lhasa apso, não deve crescer muito mais. Ele nasceu em 30 de março em uma ninhada de cinco filhotes – era tão menor que os irmãos que não conseguia mamar.

“Ele era tão pequeno que não conseguia se alimentar dado o tamanho da boca”, contou ao “Daily Mail” a dona do cão, Rosemarie McLinden, 46, moradora da cidade britânica de Keal Cotes. O filhote teve de ser separado do restante da ninhada para poder sobreviver – e cresceu muito pouco desde então.

Rosemarie usa uma gaiola de hamster quando precisa transportar Tyson. Ele acabou de ser desmamado, mas ainda precisa de ajuda para comer: a dona tem de esfregar a comida nas gengivas do cãozinho para estimulá-lo a mastigar.

Sobre o recorde de menor cão do Reino Unido, atualmente pertencente a um yorkshire  de 12 cm, Rosemarie está esperançosa de conseguir obtê-lo em breve.

“Fiz muitas pesquisas e não achei outro cão desse tamanho em todo o país”, disse. No entanto, ela terá de esperar Tyson chegar à idade adulta, já que ele ainda vai completar 5 meses de idade.

Tabloide