Inglês recebe notificação de dívida de R$ 58 trilhões da Receita britânica

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Mirror

    Mais de 14 trilhões. TRILHÕES! Já pensou se ele tivesse que pagar?

    Mais de 14 trilhões. TRILHÕES! Já pensou se ele tivesse que pagar?

Um trabalhador ferroviário britânico tomou um susto quando recebeu uma carta da HMRC, o departamento do governo britânico responsável pela coleta de impostos, semelhante à Receita Federal brasileira. Segundo o documento, Gilles Hembrough estava devendo 14.301.369.864.489,03 libras –cerca de R$ 58 trilhões.

Neste parágrafo, vou escrever por extenso o valor total só para dar mais dramaticidade ao número: quatorze trilhões, trezentos e um bilhões, trezentos e sessenta e nove milhões, oitocentos e sessenta e quatro mil, quatrocentos e oitenta e nove libras esterlinas e três centavos.

Segundo o jornal "Daily Mirror", com este valor, o governo britânico conseguiria comprar 46 bilhões de iPhones ou 93 milhões de Lamborghini. Aliás, para pagar esta quantia toda, Hembrough teria de dar seu salário integralmente por 369 milhões de anos. Hahahahaha.

Na carta, a HMRC dizia que o "código fiscal" de Hembrough estava sendo alterado e que por isso poderia ser que o sujeito estivesse devendo algum imposto. "Achamos que o senhor deve 14.301.369.864.489,03 de libras. Nós o informaremos se este valor está correto assim que olharmos sua declaração deste ano", informa o órgão.

Claro que Hembrough se tocou na hora que o valor estava completamente incorreto. "Já passei por diversos problemas de erros em impostos. Quando olhei o valor no fim do documento assustei. Eu me surpreendi com aquele número tão grande", disse ao "Mirror". "Percebi na hora que havia um erro. Se fosse um valor de 100 mil ou 10 mil eu me preocuparia, mas o valor era tão grande que sabia que estava errado", completou.

Quando ligou para a HMRC para reclamar, a atendente fez até uma piadinha. Segundo ela, alguém teria "cochilado sobre o teclado do computador". Obviamente o erro foi corrigido e agora Hembrough tem uma boa história para contar aos amigos. Já pensou se ele tivesse que pagar?

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos