Menina usa Google Tradutor para ajudar colega novo que não fala inglês

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/CBS News

    Barreira linguística? Aqui não! Garotinha se esforçou para comunicar-se com colega

    Barreira linguística? Aqui não! Garotinha se esforçou para comunicar-se com colega

Trocar de escola já não é uma tarefa fácil quando você fala a língua dos seus colegas. Para uma criança estrangeira, que nem entende o que os outros dizem, é bem difícil. Rafael Anaya, de dez anos, só fala espanhol e, quando chegou para estudar na escola Paloma Elementary School, em Temecula, na Califórnia (EUA), se viu completamente sozinho por não conseguir se comunicar.

A jovem Amanda Moore notou que o colega novo era muito solitário e foi puxar um papo. Foi então que percebeu que o menino não falava inglês. Em vez de deixar quieto, a menina buscou ajuda no Google Translator para estabelecer um contato com Anaya.

Ela escreveu uma carta, traduziu pelo site e ainda pediu ajuda para a mãe. "Eu literalmente chorei quando vi, pois achei a coisa mais doce do mundo", afirmou Kimber Kinard, mãe de Amanda, à CBS News.

No dia seguinte, a menina entregou a carta ao amigo e o convidou para almoçarem juntos no colégio. Uma semana depois, eles ainda descobriram que, além de colegas de sala, são vizinhos. Na última segunda (31), os dois comemoraram juntos o Halloween.

Por enquanto, os dois novos amigos ainda se comunicam por meio de gestos e desenhos, mas eles já estão, aos poucos, aprendendo um a língua do outro.

Aos 4 anos, a russa Bella fala sete idiomas!

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos