Topo

Tabloide

Cozinhar comida fedorenta virou crime na Itália

Reprodução/Country Living
Imagem: Reprodução/Country Living

Do UOL, em São Paulo

06/04/2017 16h19

A Itália é um país apaixonado por sua culinária. É também um local com forte tradição jurídica. Não se estuda "direito romano" nas faculdades à toa. Pois, misturando um assunto com outro, a Suprema Corte de Cassação, mais alta corte da Justiça italiana, determinou que cozinhar comidas com odores que possam incomodar os vizinhos é crime. Tem até um nome para isso: "molestação olfativa". 

A decisão veio da batalha judicial entre dois vizinhos que moram em um prédio na cidade de Monfalcone, perto da fronteira com a Eslovênia. Um dos moradores reclamou que o casal que mora ao lado cozinhava molho de macarrão e fritava frutos do mar empesteando sua residência com o forte odor da comida. Segundo ele, parecia que a cozinha do casal estava instalada dentro de seu apartamento.

Em primeira instância, a Justiça determinou que o casal era culpado por "comportamento anti-social". O caso subiu para a segunda instância. Mais uma vez, os cozinheiros foram condenados. Finalmente, o processo foi julgado pela Suprema Corte de Cassação, em Roma.

Os juizes afimaram que as aventuras culinárias do casal resultaram na "emissão de odores e barulhos que atingiram o apartamento de cima, no terceiro andar". Os cheiros eram tão fortes que "ultrapassaram os limites da tolerância", resultando em "molestação olfativa". O casal foi condenado a pagar uma multa de 2.000 euros (cerca de R$ 6.600).

As disputas entre vizinhos por conta do cheiro da comida estão se tornando frequentes na Itália, segundo o jornal inglês "The Telegraph". Um dos motivos é o aumento do número de imigrantes que trazem temperos e receitas novas de seus países natais causando estranhamento nos italianos.

 

Tabloide