Topo

Tabloide

Empresa da Dinamarca usa xixi humano para produzir cerveja

A cerveja Pisner é produzida em Hedehusene, na Dinamarca - Julie Astrid Thomsen/ Reuters
A cerveja Pisner é produzida em Hedehusene, na Dinamarca Imagem: Julie Astrid Thomsen/ Reuters

Do UOL, em São Paulo

08/05/2017 12h04

Quem não gosta de cerveja costuma dizer que a bebida parece xixi. Uma bobagem, claro. Mas uma cervejaria dinamarquesa pode dar mais força a esse argumento. Eles criaram a "Pisner", uma cerveja pilsen feita com urina humana.

A cerveja é produzida com malte fertilizado com o conteúdo dos banheiros de um dos maiores festivais do norte da Europa. São mais de 50 mil litros de urina que são usados como alternativa nas lavouras.

"A razão pela qual fazemos esta cerveja é porque somos uma cervejaria artesanal de Copenhague que, há cerca de quatro anos, se converteu aos produtos orgânicos. Então, hoje todas as nossas cervejas são orgânicas", disse Henrik Vang, diretor-presidente da cervejaria Norrebro Bryghus, à agência de notícias Reuters.

Dizem que a cerveja é boa e, obviamente, não tem gosto de xixi. Até porque, a urina é usada exclusivamente na plantação, e não na bebida em si.

"No começo, muitas pessoas pensaram que tínhamos filtrávamos o xixi foi diretamente para a cerveja, mas isso é claro que não está certo", afirmou Vang.

O lote de urina coletado do festival foi suficiente para produzir 60 mil garrafas de cerveja. Agora, a empresa ainda vai decidir de onde vai coletar xixi para fazer ainda mais Pisner.

Tabloide