Topo

Tabloide

Suicídio? Robô policial "morre" afogado em fonte e intriga norte-americanos

Robô é encontrado mergulhado em fonte de água - Reprodução/Twitter
Robô é encontrado mergulhado em fonte de água Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL

18/07/2017 09h44

O apocalipse das máquinas, como visto nos filmes da série O Exterminador do Futuro, sofreu um duro golpe na sua tentativa de passar das telonas ao mundo real: um robô de patrulha norte-americano acabou afogado em uma fonte de água, nesta segunda-feira (17), depois de falhar em sua tentativa de passar por uma escadaria - no que parte da imprensa internacional relatou como um "suicídio" da máquina.

O quase suicídio robótico intrigou os norte-americanos e aconteceu num escritório da capital norte-americana de Washington. Com um formato oval, movido por um conjunto de rodas e projetado para executar rondas autônomas em escritórios e shopping centers, o robô de segurança Knightscope K5 deve navegar por entre humanos mantendo ou restaurando a ordem.

Em entrevista noticiada pelos sites Cnet e The Guardian, Stacy Dean Stephens, vice-presidente de marketing e vendas na Knightscope afirmou se tratar de um "evento isolado" para uma unidade K5, e que "nenhuma pessoa se machucou ou foi envolvida de qualquer forma", embora seres humanos tenham sido necessários para pescar o robô de volta à vida.

A proximidade ao chão e movimentação limitada do robô podem ser grandes desafios para este tipo de robô, como mostram as fotos dele, acidentado, postadas no Twitter, em que o K5 aparece dentro da fonte de água.

Apesar do posicionamento de Stephens, essa não é a primeira vez que um robô de patrulha K5 protagonizou incidentes. Mesmo equipado com sensores que deveriam funcionar como olhos e ouvidos da lei, unidades do modelo já foram acusadas de protagonizarem conflitos desnecessários com humanos em estacionamentos, em abril deste ano, bem como o atropelamento de uma criança de um ano e 4 meses, em julho de 2016.

Tabloide