Topo

Tabloide

Fitness? Macaco obeso troca comida de turistas por dieta saudável e voltará à natureza

Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL

12/08/2017 14h52

Uncle Fatty (algo como Tio Gordinho) foi o nome dado para um macaco que, em maio, iniciou um período de dieta para se tratar de uma obesidade mórbida (acúmulo excessivo de gordura no corpo).

Três meses depois, ele completou o período porque conseguiu perder peso suficiente para poder ser liberado de volta para a natureza. Mas não pense que foi fácil: foi devido a muito suor e uma dieta regada a pepino.

O macaco ficou gordo de tanto se alimentar das comidas que eram fornecidas a ele por turistas do bairro Bang Khun Thian, que fica em Bangcoc, capital da Tailândia. Boa parte eram alimentos que não deviam ser dados a animais.

Enquanto os macacos geralmente pesam 10kg, o tio Fatty chegou a pesar quase o triplo: 27kg. Mas depois de ser enviado para um campo de treinamento especial, o macaco ele perdeu 8% de sua massa corporal - cerca de 2 kg.

Ele ainda pesa dentro 24.75kg e sua barriga chamativa permanece, mas sua condição física melhorou muito desde que ele foi capturado pela primeira vez.

"Sua barriga já não se arrasta no chão. Ele está em perfeita saúde e pronto para ser lançado [na natureza]. Ele se acostumou com os alimentos naturais", disse Natanon Panpetch, o veterinário do Wildlife Conservation Office.

 

 

Tabloide