Topo

Tabloide

Mulher colhe mandioca gigante na PB, fica "famosa" e garante farinha para família

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Fabiana Marchezi

Colaboração para o UOL

24/09/2017 16h42

A agricultora Maria Severina Augusto, conhecida por dona Lia, de 53 anos, virou celebridade após colher no seu próprio quintal uma mandioca gigante. A foto da agricultora com a raiz gigante no colo viralizou na web.

O tamanho e o peso da raiz surpreenderam a comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande, no agreste da Paraíba. A mandioca, também conhecida como macaxeira e aipim, tem 90 centímetros de comprimento e 20 quilos e foi colhida na última segunda-feira (18).

A filha de dona Lia, Maria dos Anjos Augusto Martins, de 20 anos, comemorou a colheita dizendo que vive em uma comunidade abençoada. Mãe e filha vivem no quilombo, que abriga 98 famílias quilombolas e fica a cerca de 120 quilômetros de João Pessoa, desde que nasceram.

Ela contou que a mãe já raspou toda a mandioca e que já rendeu muita farinha. “Ela fez muita farinha, massa, fez tudo. Minha mãe nunca esperava ficar famosa assim”, brincou. A família cultiva mandioca em seu quintal mais para o próprio consumo do que para venda.

A foto da agricultora com a raiz no colo viralizou na web após ser postada no Facebook de Roselia Marques, que também mora na comunidade quilombola. Assim que soube da história, o secretário de Cultura da cidade, Marcelo Felix Lopes, também fez questão de divulgá-la.

“Êêêêêêêêêta, terra abençoada!!! Uma agricultora da comunidade Quilombo Caiana dos Crioulos, na cidade de Alagoa Grande, teve uma grande surpresa ao encontrar uma mandioca gigante em sua colheita. Dona Lia, como é conhecida, deve ter tido uma GRAAAAAANDE surpresa. Rsrsrs”, escreveu ele ao postar as fotos em seu perfil.

Tabloide