Candidato a prefeito acredita em notícia falsa e diz que vai treinar coelhos para farejar drogas

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Facebook AMHERST POLICE DEPARTMENT

    O candidato a prefeito acreditou em uma foto montagem de brincadeira feita em 1° de Abril em uma página policial do Facebook

    O candidato a prefeito acreditou em uma foto montagem de brincadeira feita em 1° de Abril em uma página policial do Facebook

Um candidato a prefeito de Phoenixville, cidade localizada na Pensilvânia, nos Estados Unidos, acreditou em uma notícia falsa difundida pela internet e passou vergonha ao anunciar que, se eleito, compraria coelhos farejadores de drogas para o departamento de polícia do município.

Quando divulgou sua ideia, muita gente achou que o republicano Dave Gautreau estava brincando. Mas, o político foi apenas mais uma vítima das notícias falsas.

"Eu falei bem sério. Não faria uma piada sobre o coelho e não acreditasse que era verdade", afirmou o candidato, segundo o jornal "The Inquirer".

A história do coelho farejador surgiu como uma piada de 1º de abril feita pelo departamento de polícia de Amherst, Nova York, nas redes sociais em 2016. A página de sátiras People of Lancaster também publicou que a cidade de Lancaster estaria comprando os tais animais.

Gautreau afirmou que quer combater as drogas em Phoenixville, mas que cães farejadores são muito caros e não se encaixariam no orçamento da cidade. O político ouviu alguém falar sobre como Lancaster estaria usando coelhos para fazer esse tipo de serviço.

O candidato, então, disse ter ligado para a prefeitura de Lancaster e foi atendido por uma mulher, cujo nome ele não se lembra, que teria confirmado que a cidade estaria usando coelhos farejadores.

"Ele me pareceu convincente, mas eu deveria ter feito uma busca no Google sobre essa história", disse Gautreau.

O departamento de polícia de Lancaster afirmou ser improvável que alguém da cidade tenha confirmado a história do coelho.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos