Topo

Tecnologia


10 recursos que não existem no WhatsApp, mas nós precisamos

Pixabay
WhatsApp é bom, mas pode melhorar muita coisa ainda Imagem: Pixabay

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

2018-07-02T04:00:00

02/07/2018 04h00

O WhatsApp adicionou recentemente algumas novas funcionalidades legais, mesmo que muitas delas tenham sido copiadas de outros aplicativos, como o Telegram. Afinal, quem não curtiu poder deletar mensagens no app, por exemplo?

Mesmo assim, o mensageiro controlado pelo Facebook tem ainda muito espaço para melhorar. A transferência de mensagens entre sistemas, mais privacidade, novos temas, enquetes e muitos outros recursos podem ser vistos em alguns aplicativos, mas ainda não no WhatsApp.

Veja também: 

Abaixo, listamos alguns recursos que muita gente quer para deixar o WhatsApp ainda melhor. Caso você se lembre de mais algum, é só deixar na caixa de comentários logo abaixo.

Recursos que precisamos no WhatsApp

  • Enquetes

    Pedido antigo de usuário, o WhatsApp até hoje não conta com enquetes. Imagina quantas mensagens a menos você iria receber se, na hora de decidir para onde vão em um grupo de amigos, cada um simplesmente votasse em uma opção da enquete? Muito melhor! O Telegram já conta com enquetes há muito tempo.

  • Eventos como Facebook

    Cheque aí seus grupos no WhatsApp e me fala: em quantos deles você foi adicionado por causa de algum evento? Bem que o mensageiro poderia criar a opção de sermos adicionados a eventos e não a grupos dentro do app - assim como é possível criar eventos no Facebook. Quanto menos grupos, melhor, não?

  • Modo escuro e mais temas

    A interface do WhatsApp tem um estilo padronizado há muito tempo e são poucas as opções que você tem de personalizar o app - você pode, por exemplo, trocar o papel de parede no fundo das conversas. Outros aplicativos, como o Telegram, são bem mais avançados e permitem ao usuário até criar seu próprio tema no app. O WhatsApp podia ter no mínimo um "dark mode" para quem gosta de descansar os olhos.

  • Reações em mensagens

    Outro fator que poderia diminuir a quantidade absurda de mensagens que recebemos no aplicativo seria permitir que pudéssemos reagir a mensagens dos outros. Em vez de fazer um comentário em palavras, a reação diria tudo o que pensamos da mensagem do coleguinha (como um amor, risadas, lágrimas). Algo do tipo já funciona tanto no Messenger quanto no Skype e é bem útil em ambas as plataformas.

  • Versão web melhorada

    A versão web do WhatsApp é totalmente dependente do aplicativo do celular: você precisa estar com o seu smartphone conectado e com bateria para conseguir ver o mensageiro no computador. Seria muito melhor se ambos fossem independentes, como já acontece com o Messenger e o Telegram. Aquelas instabilidades do WhatsApp iriam diminuir bastante, né?

  • Pagamentos

    Há algum tempo é prometida a funcionalidade de enviar pagamentos a outros contatos pelo WhatsApp, mas nada até agora. O recurso vem sendo testado apenas na Índia, em parceria com uma forma de pagamento local. O Telegram aceita pagamentos desde maio de 2017. É provável que em breve o WhatsApp tenha a opção, até para fomentar o WhatsApp Business.

  • Ficar invisível

    Atualmente, você tem várias opções de privacidade no WhatsApp. Você pode, por exemplo, ativar uma opção que não deixa seus contatos verem quando você ficou online pela última vez. Não existe, contudo, uma ferramenta que impeça todos os contatos de verem que você está online no momento - algo como ficar invisível para os outros.

  • Bloqueio com senha/digital/rosto

    Outra opção do Telegram que o WhatsApp poderia ativar em suas opções de privacidade. No app rival, existe a possibilidade de colocar uma senha para abrir o aplicativo - assim, enxeridos que podem ter acesso ao seu celular não conseguem entrar no mensageiro. Atualmente, você só pode fazer isso com recursos extras do celular ou com auxílio de outros aplicativos.

  • Transferência entre sistemas

    Se você tem um WhatsApp no sistema Android e vai para o iOS (ou vice-versa), não conseguirá passar todas suas mensagens de um sistema operacional para outro - você apenas tem backups dentro dos próprios sistemas. Existem algumas gambiarras e tutorias na internet para fazer isso, mas eles não trarão todas as conversas e nem é claro se são seguros. O WhatsApp podia corrigir isso.

  • Fim do aviso de que mensagem foi apagada

    Essa é só um adicional. A gente amou o recurso de poder apagar mensagens no WhatsApp, mas aquele aviso que aparece depois afirmando que uma mensagens foi removida é bem constrangedor. Bem que o aplicativo poderia acabar com isso.

Mais Tecnologia