Topo

Tecnologia


Apps criam e guardam suas senhas; veja como funcionam e se são seguros

iStock
Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

2016-05-24T06:00:00

24/05/2016 06h00

Uma senha para cada um dos aplicativos, para cada um dos e-mails e para cada um dos cartões. São tantos números e caracteres, que é fácil enlouquecer e até esquecer. Mas há uma série de aplicativos que podem ajudar você no gerenciamento de todos esses códigos. A grande dúvida é: será que são seguros?

Esses aplicativos, de uma forma geral, possibilitam o cadastramento das mais diversas senhas, além de avaliarem o grau de relevância do código (forte, moderado ou fraco) escolhido e sugerirem opções mais seguras. 

Uma única senha para guardar, mas também uma única senha de acesso que pode levar um hacker a ter acesso a uma vida inteira. "Esse tipo de aplicativo, geralmente, é seguro. O segredo da segurança, no entanto, está na criação de uma senha mestra forte, com pelo menos 12 caracteres, mesclando números, letras maiúsculas e minúsculas, e símbolos", aponta Carlos Cortizo, gerente de engenharia de sistemas da Fortinet.

A grande maioria dos aplicativos de gerenciamento de senhas se diz criptografado, ou seja, os conteúdos cadastrados pelos usuários são de acesso exclusivo e não podem ser armazenados pelo administrador do app. Há alguns ainda que oferecem acessos extra de segurança, com a possibilidade do cadastramento de certificações digitais, reconhecimento facial ou de impressão digital.

Como Cortizo ressalta, são mais seguros do que o uso de senhas fracas e/ou a repetição de senhas para diferentes aplicações. "A recomendação é que os usuários se atentem às configurações de privacidade dos apps para potencializar a segurança", diz ele, referindo-se, por exemplo, à função dos aplicativos de tempo de expiração do login. O especialista sugere ainda a troca de todas as senhas a cada 90 dias.

O UOL Tecnologia testou cinco apps de gerenciamento de senhas gratuitos; veja

 

  • Reprodução

    Kaspersky Password Manager

    Disponível para Android (http://zip.net/bftj17) e iOS (http://zip.net/bvtktS), a versão gratuita do app possibilita o cadastro de até 15 senhas vinculadas a páginas web, aplicativos, notas e identidades (cartões de crédito e documentos). É muito simples de ser usado e possibilita o acesso direto às contas cadastradas.

  • Reprodução

    Key Gerenciador de senhas

    Já esse aplicativo, disponível para iOS (http://zip.net/bdtkHQ) e Android (http://zip.net/bltjy9), não limita o número de senhas cadastradas e possibilita o destaque dos apps mais usados. Outro diferencial está no processo de criação de senhas, feito junto com o gerenciamento das contas. Ele também possibilita a sincronização dos dados com outros dispositivos (tablets e PCs).

  • Reprodução

    Last Pass

    A sincronização deste aplicativo com outros dispositivos só é disponível na versão paga. Assim como todos os outros, oferece notas para as senhas atribuídas a cada uma das contas cadastradas, bem como a opção de criar opções consideradas mais fortes. O seu diferencial está na segurança, pois ele permite o cadastro de impressão digital para acessar o app. Também possibilita o cadastro de um contato de confiança para casos de emergências. Ele está disponível para Android (http://zip.net/bbtj29) e iOS (http://zip.net/bltjzk).

  • Reprodução

    True key

    Este aplicativo gratuito, disponível para iOS (http://zip.net/bltjzq) e Android (http://zip.net/bdtkHQ), se destaca pela facilidade no cadastro das contas. A plataforma já inclui sugestões de algumas contas populares, que incluem o Facebook, o Twitter e o Netflix, o que agiliza muito o processo.

  • Reprodução

    Password Safe

    Disponível para Android (http://zip.net/bttkQG), este é o aplicativo mais simples dos testados. Basta criar subpastas com as senhas cadastradas, mas ele não dá acesso direto às contas --serve apenas como bloco de anotações. Além disso, ele está disponível em inglês, embora seja muito intuitivo.

Mais Tecnologia