Topo

Baixe já! Estes apps são melhores do que os que você usa no seu celular

Se você só usa os apps "de fábrica", está perdendo muita coisa - iStock
Se você só usa os apps "de fábrica", está perdendo muita coisa Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

29/08/2018 04h00

O que você faz quando compra um celular novo? Sai baixando vários aplicativos diferentões nas lojas oficiais ou lida com o que tem dentro do aparelho? Se você se enquadra na segunda opção, como a maioria das pessoas, saiba que está perdendo muito app por aí que pode ter mais utilidades para você do que o que vem no seu dispositivo.

Não que os aplicativos de fábrica sejam ruins, muito pelo contrário. Atualizados com frequência, os apps da Apple e do Google são muito bons e cumprem com louvor principalmente funções básicas, mas alguns aplicativos de terceiros podem oferecer funções extras que você pode achar mais útil.

Veja também:

Confira alguns aplicativos bons para você baixar:

  • Email

    Os aplicativos de email do iPhone e o Gmail, incluído na maioria dos celulares Android, são úteis até certo ponto. Existem outros que podem deixar sua experiência melhor, como o do Outlook (bom se você tem conta Hotmail ou Microsoft). Outra opção é o Edison Email, disponível no iOS e Android. Ele costuma sempre contar com ótimas avaliações dos usuários e oferece uma organização maior na sua caixa de entrada.

  • Navegador

    No iPhone, existe o Safari. Nos celulares Android, o Google Chrome. Ambos os aplicativos provavelmente vão fazer a maioria dos usuários felizes, mas há uma terceira alternativa tão boa quanto: o Firefox. O navegador da Mozilla teve uma versão repaginada recentemente bastante elogiada por quem usa e sua versão de aplicativo também é boa, com muitos dos recursos do navegador no desktop.

  • Câmera

    A câmera do seu celular normalmente é feita pela fabricante e por isso é uma das melhores opções para você usar - é otimizada com os principais recursos da marca do seu celular. Aqui a nossa sugestão é usar aplicativos que dão efeitos diferenciados do que está disponível na sua câmera. Um deles é o VSCO, um dos principais desde o início da febre dos smartphones e que foi moda por muito tempo. A modinha mais recente, contudo, envolve o Huji Cam, aplicativo que deixa as fotos com jeito das imagens tiradas na década de 90.

  • Contatos

    O aplicativo de Contatos do seu celular cumpre as funções básicas que você necessita, mas já imaginou se ficasse melhor? Outras soluções por aí podem fazer isso. É o caso do Addappt, que tem uma proposta bem legal: os dados dos seus contatos são atualizados automaticamente quando alguém mudar o número. O ruim é que para o app ser legal mesmo todos os seus contatos deveriam utilizar ele para rolar a sincronia.

  • Mapas

    O Mapas da Apple e o Google Maps são muito bons, mas algumas alternativas podem te servir melhor. Por exemplo: se você dirige bastante, sabe que o Waze é o melhor amigo do motorista. Existem ainda outras opções como o Maps.me, excelente para mapas offline e que é companheiro fiel de muitos viajantes que querem economizar os dados móveis fora do Brasil.

  • Despertador

    Se você procura um aplicativo para despertar todas as manhãs, existe um que oferece algo a mais do que o app de relógio do seu smartphone. O Sleep Cycle, com versões para os dois sistemas operacionais, promete deixar seu sono muito melhor e mais eficiente. O aplicativo rastreia seus padrões de sono e te acorda na fase mais leve - para isso, usa funções do celular como microfone e acelerômetro, ouvindo você durante o sono e também detectando seus movimentos na cama. São oferecidas ainda informações gerais sobre o seu sono.

  • Notas

    O aplicativo Notas da Apple é melhorado a cada ano, mas os usuários do Evernote continuam fãs do app. O Evernote oferece inúmeras opções para você criar notas e também dá opções legais de organização. Ele até pouco tempo atrás tinha como destaque a possibilidade de transformar documentos em PDF, mas isso foi "copiado" recentemente pela Apple para o Notas.