Topo

Tecnologia


Baixe já! Estes apps são melhores do que os que você usa no seu celular

iStock
Se você só usa os apps "de fábrica", está perdendo muita coisa Imagem: iStock

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

29/08/2018 04h00

O que você faz quando compra um celular novo? Sai baixando vários aplicativos diferentões nas lojas oficiais ou lida com o que tem dentro do aparelho? Se você se enquadra na segunda opção, como a maioria das pessoas, saiba que está perdendo muito app por aí que pode ter mais utilidades para você do que o que vem no seu dispositivo.

Não que os aplicativos de fábrica sejam ruins, muito pelo contrário. Atualizados com frequência, os apps da Apple e do Google são muito bons e cumprem com louvor principalmente funções básicas, mas alguns aplicativos de terceiros podem oferecer funções extras que você pode achar mais útil.

Veja também:

Confira alguns aplicativos bons para você baixar:

  • Email

    Os aplicativos de email do iPhone e o Gmail, incluído na maioria dos celulares Android, são úteis até certo ponto. Existem outros que podem deixar sua experiência melhor, como o do Outlook (bom se você tem conta Hotmail ou Microsoft). Outra opção é o Edison Email, disponível no iOS e Android. Ele costuma sempre contar com ótimas avaliações dos usuários e oferece uma organização maior na sua caixa de entrada.

  • Navegador

    No iPhone, existe o Safari. Nos celulares Android, o Google Chrome. Ambos os aplicativos provavelmente vão fazer a maioria dos usuários felizes, mas há uma terceira alternativa tão boa quanto: o Firefox. O navegador da Mozilla teve uma versão repaginada recentemente bastante elogiada por quem usa e sua versão de aplicativo também é boa, com muitos dos recursos do navegador no desktop.

  • Câmera

    A câmera do seu celular normalmente é feita pela fabricante e por isso é uma das melhores opções para você usar - é otimizada com os principais recursos da marca do seu celular. Aqui a nossa sugestão é usar aplicativos que dão efeitos diferenciados do que está disponível na sua câmera. Um deles é o VSCO, um dos principais desde o início da febre dos smartphones e que foi moda por muito tempo. A modinha mais recente, contudo, envolve o Huji Cam, aplicativo que deixa as fotos com jeito das imagens tiradas na década de 90.

  • Contatos

    O aplicativo de Contatos do seu celular cumpre as funções básicas que você necessita, mas já imaginou se ficasse melhor? Outras soluções por aí podem fazer isso. É o caso do Addappt, que tem uma proposta bem legal: os dados dos seus contatos são atualizados automaticamente quando alguém mudar o número. O ruim é que para o app ser legal mesmo todos os seus contatos deveriam utilizar ele para rolar a sincronia.

  • Mapas

    O Mapas da Apple e o Google Maps são muito bons, mas algumas alternativas podem te servir melhor. Por exemplo: se você dirige bastante, sabe que o Waze é o melhor amigo do motorista. Existem ainda outras opções como o Maps.me, excelente para mapas offline e que é companheiro fiel de muitos viajantes que querem economizar os dados móveis fora do Brasil.

  • Despertador

    Se você procura um aplicativo para despertar todas as manhãs, existe um que oferece algo a mais do que o app de relógio do seu smartphone. O Sleep Cycle, com versões para os dois sistemas operacionais, promete deixar seu sono muito melhor e mais eficiente. O aplicativo rastreia seus padrões de sono e te acorda na fase mais leve - para isso, usa funções do celular como microfone e acelerômetro, ouvindo você durante o sono e também detectando seus movimentos na cama. São oferecidas ainda informações gerais sobre o seu sono.

  • Notas

    O aplicativo Notas da Apple é melhorado a cada ano, mas os usuários do Evernote continuam fãs do app. O Evernote oferece inúmeras opções para você criar notas e também dá opções legais de organização. Ele até pouco tempo atrás tinha como destaque a possibilidade de transformar documentos em PDF, mas isso foi "copiado" recentemente pela Apple para o Notas.

Mais Tecnologia