Topo

Tecnologia

Muito além do 'Doodle': faça estas 11 brincadeiras bem divertidas do Google

Reprodução
Mais do que um simples buscador: o Google tem muito conteúdo secreto a ser "desbloqueado" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

20/10/2017 04h00

Se você acha que os Doodles, aqueles banners comemorativos que vira e mexe aparecem na tela principal do Google, são as únicas surpresas que a ferramenta de busca reserva, saiba que você está redondamente enganado.

Enquanto os Doodles têm até um arquivo oficial reunindo todos que já foram produzidos, os itens da lista abaixo são praticamente segredos que precisam ser "desbloqueados", por assim dizer. E tem de tudo, de games até referências a seriados e livros. Abaixo listamos 11 delas. Confira!

Buscas "secretas" do Google

  • Reprodução

    Para os fãs de Sonic?

    Experimente digitar "Sonic the Hedgehog" no campo de buscas e dar enter. Além de sites relacionados ao mascote da Sega, na direita haverá uma ilustração do personagem. Ao clicar com o cursor do mouse sobre ele, ele pulará e, depois de vários cliques, ele se transformará em Super Sonic.

  • Reprodução

    ...e fãs de Mario

    De maneira similar, buscar por "Super Mario Bros." abrirá uma tela de resultados referentes ao jogo mais famoso da Nintendo. Na direita, porém, aparecerá uma bloco com uma "?", que pode ser clicado. Ao clicar cem vezes, a indicação de que você ganhou uma vida (1UP) aparecerá.

  • Reprodução

    Relaxamento virtual

    Antes de virarem um brinquedo - que acabou se tornando uma mania -, os spinners tinham funções terapêuticas. E se você quer experimentar uma sessão de relaxamento, não precisa comprar um. Basta digitar "spinner" na busca do Google para girar uma versão virtual do brinquedo.

  • Reprodução

    Vendo o mundo ao contrário

    Quer ver a tela do Google girar? Basta digitar "Do a Barrel Roll" na busca. A frase é uma referência a uma instrução do tutorial de "Star Fox 64", saudoso game lançado para Nintendo 64 em 1997.

  • Reprodução

    Da TV para a Internet

    Uma piada do seriado "Seinfeld" sobre um feriado "Festivus", criado para celebrar as festas de final de ano sem qualquer influência comercial, acabou ganhando uma referência no Google. Basta digitar o nome no campo de buscas e ver, na esquerda, um poste de metal vazio que acabou virando símbolo da piada.

  • Reprodução

    A referência nerd suprema

    A busca pela expressão "a resposta para a vida, o universo e tudo mais" fará com que o Google mostre uma calculadora na qual aparece o número 42. É uma referência ao livro "O Guia do Mochileiro das Galáxias" e ao uso do número como resposta para qualquer questão.

  • Reprodução

    Um pouco de "StarCraft" no Google

    Entre os jogadores de "StarCraft", popular game de estratégia em tempo real, o termo "Zerg Rush" é usado para indicar um ataque massivo. Experimente digitá-lo no Google e você verá sua tela ser varrida por bolinhas. O ataque pode ser intensificado ao clicar no contador do lado direito da tela. Uma vez que a tela foi limpa, aparece "GG" escrito, sigla comumente usada nos eSports para "Good Game" (traduzindo, "bom jogo").

  • Reprodução

    Uma entortada no Google

    Não, você não está com problemas de visão. Mas essa será a sensação ao digitar a palavra "askew" no campo de buscas do Google. Ao fazer isso, a tela dará uma leve entortada, o suficiente para incomodar quem não suporta ver nada fora de alinhamento. Em tempo: em inglês, "askew" significa "torto".

  • Reprodução

    Homenagem ao passado

    Como vimos até aqui, tem alguém no Google que é muito fã de games. E ao digitar "atari breakout" no campo de buscas para imagens do serviço, você será levado para uma partida do saudoso "Breakout", game que consiste em usar uma barra para rebater uma bolinha e quebrar blocos no alto da tela. Lançado originalmente para Atari, em 1976, ele tem entre seus designers Steve Wozniak, um dos fundadores da Apple.

  • Reprodução

    Uma boa forma de passar o tempo

    Ninguém sabe ao certo quem inventou o jogo da velha - há, inclusive, versões de que o jogo foi criado no Egito Antigo. Em geral, basta um lápis ou caneta e um papel para jogá-lo, mas se você quiser fazer isso sem promover a destruição de nenhuma árvore pode usar o Google. Basta digitar "jogo da velha" e brincar em um tabuleiro virtual.

  • Reprodução

    Satisfazendo sua curiosidade

    Está em busca de conhecimento aleatório? Então digite "fun facts" (do inglês, "fatos divertidos") no campo de buscas do Google e você terá acesso a curiosidades aleatórias. É uma ótima forma de ir munido para uma conversa de bar.

Mais Tecnologia