Topo

De caixa de ovo a privada: 6 objetos de casa que podem ser high-tech

Colaboração para o UOL

23/07/2018 04h00

Já pensou em dormir em um colchão que analisa a qualidade do seu sono? Ou então usar um espelho inteligente que detecta manchas, rugas e sinais assim que elas aparecerem no seu rosto? Pois essas e outras tecnologias podem estar em breve na sua casa.

No futuro, a cozinha poderá ter uma chaleira acionada por um aplicativo ou uma caixa de ovos que avisa quando uma unidade já passou do ponto. Será que hoje é dia de colocar no lixo na rua? Uma lixeira inteligente promete enviar uma mensagem para lembrar quando isso precisar ser feito.

Ficou curioso? Então confira a seguir uma lista de tecnologias improváveis, objetos que já fazem parte do nosso dia-a-dia, mas que agora podem ser conectados ao smartphone ou a uma assistente virtual.

*Veja errata

  • Caixa de ovos

    A LG lançou no ano passado o Egg Minder, uma caixa de ovos high-tech com capacidade para até 14 unidades, equipada com luzes de LED e um app compatível com Android e iOS. O produto ajuda o usuário a monitorar a quantidade de ovos que ele tem em casa (caso seja difícil manter esse controle), mas também tem opções um pouco mais úteis: ele informa quais são as unidades mais antigas e quais ovos podem estar estragados. Ou seja, dá para evitar problemas durante o preparo de um bolo, por exemplo.

  • Vaso sanitário

    Sim, até a sua privada poderá ser tecnológica. Algumas marcas já lançaram vasos sanitários inteligentes, com assento aquecido, jato de água direcionado, LED de iluminação noturna, economia de água e esterilização programada. Até a Xiaomi, gigante chinesa conhecida pelos smartphones, entrou nesse negócio e lançou um vaso que se conecta ao wi-fi. Em um futuro próximo, eles poderão coletar e analisar informações sem que você precise ir ao laboratório. Com essa privada, por exemplo, daria para fazer teste de gravidez, detecção de infecções, níveis de PSA em homens (marcador que pode revelar câncer de próstata) e outros indicadores de saúde.

  • Espelho

    Esse objeto lembra bastante os filmes de ficção científica: um espelho inteligente, sensível ao toque e conectado à internet. Assim dá para aplicar o creme anti-rugas e ver a previsão do tempo ou conferir as notícias do dia antes de sair de casa. Entre as novidades, o Hi-Mirror vai além: tira fotos diárias do usuário, faz uma análise do seu rosto e indica mudanças na pele, como sinais, manchas e olheiras. Também é possível registrar os produtos que você usa e ser alertado quando estiverem perto do vencimento. O espelho tem uma tela de LCD e uma câmera, e pode ser conectada à Alexa, assistente virtual da Amazon.

  • Lixeira

    A sua casa não seria a mesma com essa lixeira tecnológica da marca Bruno. Na verdade, ela não é só uma lixeira: tem um potente aspirador embutido e um aplicativo para smartphone. Assim, o aparelho pode lembrar o dono de que é preciso retirar o lixo para levá-lo para fora. Ou então, pode avisá-lo de que as sacolas plásticas estão acabando - acionando um botão, é possível fazer a compra e recebê-las em sua casa. Até para abrir a lixeira tem tecnologia, já que a tampa é acionada com um simples mover das mãos.

  • Chaleira

    Imagine ter a água quente para o seu chá antes mesmo de chegar na cozinha da sua casa. Isso é o que promete a iKettle, da empresa Smarter, uma chaleira tecnológica com acesso ao wi-fi e um app (compatível com iOS e Android) para você acionar e configurar onde quer que esteja. Dá para definir a temperatura dá água ideial para o seu chá ?sem o risco de queimar as ervas e perder o sabor e aroma da bebida. Além disso, a chaleira avisa quando a água estiver quente e lembra o dono quando é preciso abastecê-la. Ah, a mesma empresa tem também uma máquina de café com wi-fi e funções parecidas às da chaleira.

  • Colchão

    Seu sono nunca mais seria o mesmo depois de usar o Eight Smart Mattress, um colchão inteligente que, além dos quatro níveis de espuma, tem uma camada de tecnologia. Isso faz com que ele consiga se conectar a outros dispositivos da casa, como termostatos, luzes e máquina de café. Além disso, ele é capaz de analisar e traçar um perfil do seu sono a partir de sensores dispostos sob o colchão. Depois, envia sugestões, por meio de um aplicativo, com dicas para que você durma melhor. Esses dados podem ser compartilhados com outros apps de saúde, como Apple Health e Google Fit. Há ainda um controle automático da temperatura em cada lado da cama, que está disponível em vários tamanhos.