Topo

NFC, root, HDMI: entenda algumas siglas e termos da tecnologia

Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Do UOL, em São Paulo

18/12/2015 06h00

A internet e o mundo da tecnologia sofrem mudanças constantes. É muito comum surgirem novas tendências, produtos e termos que estão constantemente inseridos na vida das pessoas. Essa aceitação já é tão comum que, muitas vezes, as pessoas aderem às novidades sem mesmo compreender o que são e como funcionam.

Para ajudar a desvendar os termos da tecnologia que cercam o dia a dia em casa, no trabalho e na escola, o UOL Tecnologia explica o significado das principais e mais comuns expressões.

  • Backup:

    Cópias de segurança de arquivos de computadores, tablets e smartphones feitas para prevenir a perda de dados em caso de roubo ou problemas técnicos. Esse processo pode ser feito com ajuda de serviços de armazenamento na nuvem como o Google Drive, OneDrive e Dropbox ou mesmo um HD externo.

  • Cookies:

    Esses são pequenos arquivos que ficam armazenados no computador e guardam dados específicos de um website quando o usuário o visita pela primeira vez. Ele vai notificar o site sobre sua presença nos próximos acessos, quantas vezes visitou a página, o que o ajuda a oferecer conteúdo mais "personalizado". Nada que comprometa a segurança da máquina e de informações pessoais.

  • Firewall:

    Software ou hardware que verifica as informações vindas da internet ou de uma rede específica e as bloqueia ou permite que elas tenham acesso ao seu computador. O firewall pode ajudar a impedir que softwares mal-intencionados ou mesmo hackers invadam a máquina por meio da rede. Vale lembrar que ele não substitui, mas sim funciona em parceria com os antivírus.

  • FTP (File Transfer Protocol):

    Nascido muito antes do armazenamento em nuvem como Google Drive e Dropbox, essa é uma tecnologia responsável por enviar arquivos pela internet. Basicamente, o FTP é o que faz intermédio da transferência de envio e recebimento de documentos de grande porte por meio de um endereço no navegador ou software instalado nos computadores. O processo é muito simples e semelhante à organização e transferência entre pastas de um PC: é só arrastar e soltar. Os programas mais populares para utilizar o FTP são o Filezilla, o Cyberduck e o Kasablanca para Windows, Mac e Linux, respectivamente.

  • HDMI (High-Definition Multimidia Interface):

    Esse é um sistema de conexão de alta qualidade que pode transmitir áudio e vídeo por meio de um único cabo. Ele pode conectar aparelhos de reprodução de Blue-Ray, notebooks e consoles de vídeo games a uma televisão que tenha uma entrada correspondente para transmitir imagens em alta qualidade e definição bastante superior aos sistemas de conexão analógicos.

  • HTML (Hyper Text Markup Language):

    A sigla corresponde a uma linguagem de programação base na internet muito usada para a criação de páginas online. O HTML é baseado em marcas, dessa forma, para construí-lo, são feitas marcações nos elementos do código para mostrar quais informações a página deve exibir. Ela foi desenvolvida para ser de fácil entendimento tanto por máquinas como por pessoas.

  • HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) e HTTPS (Protocol Secure):

    No geral, a denominação é um protocolo que permite que o computador do usuário troque informações como o servidor que abriga um site. Dessa forma, durante o acesso a página, as máquinas podem receber e enviar todo tipo de conteúdo textual. Uma diferença significativa entre as siglas é que o HTTP, quando acessado em redes inseguras como o Wi-Fi, permite que hackers interceptem os dados com facilidade. Já o HTTPS faz a criptografia desses dados para garantir a segurança e dificultar a interceptação das informações.

  • NFC (Near Field Communication):

    Essa é uma tecnologia que permite fazer trocas de informações entre dispositivos sem o uso de cabos ou fios. Assim que os aparelhos estão próximos o suficiente para uma comunicação wireless ser estabelecida, smartphones, tablets, TVs, cartões e qualquer outro produto que tem suporte a um chip NFC podem se conectar.

  • Root:

    Esse processo é o responsável por desbloquear smartphones com sistema operacional Android. Com ele, o usuário tem liberdade para fazer mudanças profundas no sistema operacional e no modo como ele funciona, substituir funções instaladas pelos fabricantes tornando o usuário o administrador central do aparelho.

  • USB (Universal Serial Bus):

    Já bastante conhecida, essa tecnologia deixou mais fácil e instantânea a conexão entre teclados, mouses, câmeras e computadores, notebook, televisores, além de dispensar um tipo de conector específico para cada dispositivo. Hoje, o modelo mais recente de USB é o 3.0. Ele fornece uma taxa de transferência de dados de até 4.8 Gbps e um fornecimento de energia cerca de 80% maior que suas versões anteriores. Essas características o tornam um padrão superior e ideal para dispositivos de alto desempenho.