Topo

Sistema super-rápido e câmera bombada: o que muda no seu iPhone em breve

iOS 12 vem aí! E você vai sentir a diferença - false
iOS 12 vem aí! E você vai sentir a diferença

Do UOIL, em São Paulo

05/09/2018 04h00

Estamos a alguns dias do evento em que a Apple revelará os novos iPhones de 2018, mas, mais do que isso, estamos prestes a conhecer o novo iOS 12. Tradicionalmente, a companhia costuma liberar a versão pública do seu sistema operacional no evento que deve acontecer na segunda semana de setembro.

Ou seja: mesmo que você não tenha interesse em comprar as novas versões do iPhone X, pode ficar feliz porque ganhará novidades no seu atual iPhone.

Veja também:

A atualização do sistema da Apple não será tão dramática quanto a do ano passado, quando houve uma mudança radical da central de controle. Mas várias funções novas devem agradar. 

Se liga no que já sabemos do novo sistema

  • Todo mundo ganha

    A primeira grande notícia é que todos os iPhones com iOS 11 ganham a atualização para o 12. Antigamente, o iPhone mais antigo era cortado da atualização. Esse ano seria a vez do iPhone 5S, ainda muito querido e usado por vários brasileiros. Então, esta é uma boa notícia. Leia mais

  • Rapidez para iPhone antigo

    Graças à atualização, seu iPhone ficará muito mais rápido, de um ganho de 40% a 70%. Ou seja, se você tem um aparelho antigo, comemore! A Apple tem usado os updates para dar estabilidade e performance ao sistema --depois de uma série de bugs no revolucionário iOS 11.

  • Câmera turbinada

    A atualização promete melhorar até as câmeras dos iPhones. O modo retrato, por exemplo, vai ficar mais natural, porque o software vai identificar as bordas entre a pessoa e o fundo com mais eficiência.

  • Notificações em ordem

    Uma das novidades mais legais: finalmente a Apple resolveu arrumar a casa e organizar as notificações. Como já acontece no Android, você poderá configurar como quer receber os alertas (em grupos? silencionsamente? apagadas em conjunto?). Tudo isso a partir da tela inicial, sem precisar entrar em ajustes.

  • Novos emojis e... memoji?

    Novos emojis surgirão no seu teclado e com eles chega um pouco mais de diversidade. Estava esperando pelo ruivo, cabelo branco, careca, crespo? Vai ter! Também aparecem novos Animojis e o Memoji, um emoji feito a partir de você, semelhante ao que a Samsung lançou com o S9.

  • Apps bonitinhos e leves

    Alguns apps da Apple, como os de livros, notícias, ações e o gravador, serão repaginados para ficarem mais leves e fáceis de usar. A galeria de fotos vai ter uma busca mais refinada e uma apresentação "para você", com combinação de fotos.

  • FaceTime em grupo

    O FaceTime, que permite chamadas em vídeo entre iPhones, agora suporta conversas em grupos (até 32 pessoas!). Mas também há boatos de que a função vai atrasar e surgirá só na atualização 12.1 do iOS.

  • Menos irritação no iPhone X

    O iPhone X é um ótimo celular, sim. Mas também tem suas chatices. Duas delas serão corrigidas: vai ficar mais fácil fechar apps e mais difícil tirar prints acidentais da tela. Só quem já usou um iPhone X sabe como isso irrita.

  • Menos vício e mais controle

    Na onda de reverter o vício das pessoas em smartphones, a Apple traz funções que mostram quanto tempo você gasta por aplicativo e que limitam esse tempo - o iPhone bloqueia atividade após o tempo estipulado. O controle parental foi incrementado, para que pais monitorem o uso dos dispositivos dos filhos. Leia mais

  • Mudança no Não Perturbe

    Também vai dar para usar o modo "Não Perturbe" sempre que quiser. Por exemplo, de madrugada, para que as notificações parem de aparecer e acender na tela inicial. A Siri também sugere que você ligue o Não Perturbe ao entrar em cinemas.

  • Atalhos da Siri

    A Siri ficou mais inteligente (aprendeu respostas sobre famosos, esportes a motor, etc) e ganhou "atalhos" -- pequenos comandos que você pode pedir para a assistente fazer. É algo que o Android também estava à frente da Apple.

  • Medir objetos

    O app Measure promete ser útil. Com o celular, você poderá medir objetos reais usando realidade aumentada. Se você não precisar de medidas profissionais, funciona bem no dia-a-dia. Então pode dar tchau para aquela fita métrica.

  • Realidade aumentada multiplayer

    Curte jogar? Será possível ter várias pessoas ao mesmo tempo em games em realidade aumentada. Basta ter um espaço vazio em casa e alguns iPhones à disposição para que os usuários interajam. A realidade aumentada é uma das grandes apostas da Apple nos últimos anos.