Topo

Tecnologia


Google Trips permite se organizar e acessar roteiros de viagem offline

iStock
Imagem: iStock

Colaboração para o UOL

17/10/2017 04h00

Viagem de férias deveria ser sinônimo de relaxar, mas pode acabar dando bastante trabalho na hora de planejá-la. Afinal, é preciso fazer reservas de hotéis e de restaurantes, listar passeios que deseja fazer, lugares que deseja conhecer...

Para o momento do plano — ou mesmo durante a viagem, quando deseja informações na palma da mão sobre lugares turísticos, restaurantes ou transportes— uma boa opção pode ser o app Google Trips, disponível para Android e iOS.

Veja mais

Uma grande vantagem é sincronizar conteúdos do Google Maps (inclusive avaliações) com o celular e permitir acesso a conteúdos mesmo quando você está off-line. O app também busca automaticamente em seu Gmail (desde que habilitado) passagens de futuras viagens para lhe ajudar a programá-las.

Para saber como usá-lo veja o passo a passo a seguir.
 

  • Reprodução

    1

    Instale o aplicativo em seu celular.

  • Reprodução

    2

    Digite o destino em "Para onde você quer ir?" e toque na opção desejada.

  • Reprodução

    3

    Abrirá uma tela com as diversas opções do lugar. Toque em "Criar Viagem".

  • Reprodução

    4

    Dê um nome para sua viagem (caso queira) e informe as datas de início e retorno. Toque em "Concluído".

  • Reprodução

    5

    Para personalizar sua viagem toque nela na tela inicial.

  • Reprodução

    6

    Nesta tela é possível encontrar suas reservas, indicações de locais para visitar, montar um roteiro, dicas de restaurantes...

  • Reprodução

    7

    Vamos adicionar as reservas! Toque em "Reservas" e, caso não tenha sincronizado com o Gmail, toque no símbolo de "+" no canto inferior. Escolha qual reserva deseja adicionar, como voo, hotel, trem, ônibus, carro, restaurante.

  • Reprodução

    8

    Agora é hora de escolher o que deseja fazer. Toque em "Coisas legais para fazer". Aqui você poderá escolher o tipo de local que deseja visitar como os principais, recomendados, cobertos, ao ar livre, entre outros dependendo da cidade.

    Ao tocar em algum que deseja é possível ver informações sobre ele como endereço, telefone, horário de funcionamento e até comentários de quem já visitou -- o que ajuda na hora da escolha. Para salvá-los basta clicar na estrelinha ao lado do nome.

  • Reprodução

    9

    Em "Lugares salvos", para facilitar, você encontrará todos os locais que salvou.

  • Reprodução

    10

    Em "Planos do dia", você pode planejar o roteiro para os dias de sua viagem. Toque no símbolo de "+" no canto inferior direito.Para pesquisar os locais, clique no símbolo de lupa no canto superior direito. O aplicativo também te oferece algumas sugestões, basta tocar na "varinha mágica" no canto inferior direito. Para salvar toque no "disquete".

    Você pode personalizar o dia clicando no símbolo de filtro logo abaixo de "Plano do dia".

  • Reprodução

    11

    Em "Comer e beber", você encontrará diversos restaurantes, bares, cafés, tudo relacionado à alimentação. Na categoria "Informações gerais", você poderá ver detalhes sobre. Em "Principais locais", uma lista de restaurantes, bares... para diversos gostos.

  • Reprodução

    12

    "Meios de transporte" te mostrará detalhes e informações sobre como chegar, transporte público, taxi, bicicleta... os meios de locomoção possíveis.

  • Reprodução

    13

    Em "Informações importantes" há todas as dicas e informações necessárias sobre compras.

  • Reprodução

    14

    Para fazer o download do seu plano de viagem, vá a tela inicial e ative a chavinha de "Fazer o download..." (ela precisa estar verde para o conteúdo ficar disponível offline).

    Pronto: agora você já pode planejar a sua próxima viagem e evitar dores de cabeça.

Mais Tecnologia