Topo

Tecnologia


iOS, Android e WP: veja 5 aplicativos para editar imagens no smartphone

Na Son Nguyen/AP
Imagem: Na Son Nguyen/AP

Maria Beatriz Vaccari

Colaboração para o UOL, em São Paulo

2015-10-21T06:00:00

21/10/2015 06h00

Filtros, alterações em ajustes como brilho e contraste ou até efeitos gráficos. Quem gosta de trabalhar imagens antes de compartilhá-las sabe como é importante deixar o retrato nos trinques. O processo, entretanto, não precisa ser feito por meio de programas sofisticados. Na maioria das vezes, é possível editar tudo usando apenas aplicativos de smartphones.

Para ajudar os amantes da fotografia, o UOL Tecnologia separou cinco bons editores gratuitos para celulares Android, iOS e Windows Phone. Com eles, é possível dar outra cara às imagens.

  • Divulgação

    1. AviaryPhoto Editor

    Com o app, é possível aplicar filtros, molduras, borrar a imagem, disfarçar imperfeições e regular a intensidade do brilho e saturação. Além disso, o usuário ainda conta com um recurso para criar memes. O principal problema do app é que algumas funções exigem downloads extras. Para aplicar estilos diferenciados também é necessário pagar. Disponível para Android (http://zip.net/blrYcV), iOS (http://zip.net/bsrY4k) e Windows Phone (http://zip.net/bsrY4v).

  • Divulgação

    2. Pixrl Express

    Disponível para Android (http://zip.net/bmrYXS) e iOS (http://zip.net/blrYdn), o app permite que o usuário aplique 18 opções de ajustes. Além disso, também é possível complementar as imagens com efeitos gráficos, filtros, bordas e stickers. A ferramenta de texto pode ser personalizada com comandos básicos. O principal ponto negativo é que o app exige ótima conexão com a internet, pois vários pacotes de funções são pesados e precisam ser baixados.

  • Divulgação

    3. Retrica

    Disponível para Android (http://zip.net/blrYd1) e iOS (http://zip.net/bnrYYB), a plataforma conta com uma interface simples e fácil de usar. É possível criar colagens e adicionar filtros gratuitos ou pagos. Com a função Random, o usuário adiciona efeitos aleatórios. O maior motivo de reclamação em relação ao Retrica é o onipresente crédito do app, que aparece no canto inferior direito das imagens editadas com ele.

  • Divulgação

    4. PicsArt

    Com o software, o usuário consegue adicionar efeitos, melhorar ajustes, criar fundos, bordas e adicionar textos e recursos gráficos. Entretanto, um anúncio na parte inferior da interface incomoda - já que a seleção ferramentas fica perto dele. Disponível para smartphones com sistema operacional Android (http://zip.net/bbrYQD), iOS (http://zip.net/blrYfk) e Windows Phone (http://zip.net/bgrYGn)

  • Divulgação

    5. VSCO Cam

    Permitir alterar a intensidade dos filtros adicionados é um dos diferenciais do VSCO Cam. Configurações como brilho, tom de pele, esmaecimento e temperatura também podem ser ajustadas até que o usuário encontre a medida certa para deixar o retrato bacana. Apesar de estar em português, a interface do app é um pouco confusa e difícil de manusear. O software está disponível para iOS (http://zip.net/bhrY1Q).

Mais Tecnologia