Topo

Tecnologia

Lancha, helicóptero e mais: recursos da Uber que ainda não temos no Brasil

Getty Images/iStockphoto
Uber pelo mundo vai muito além de apenas corridas em carros Imagem: Getty Images/iStockphoto

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

27/03/2018 04h00

O presidente Michel Temer (PMDB) sancionou a lei aprovada na Câmara que regulamenta aplicativos como a Uber no Brasil e que deixa algumas das responsabilidades sobre regras do app para as prefeituras, consolidando no país o aplicativo que causou uma revolução na mobilidade das cidades em carros privados. 

Mas você sabia que, em algumas regiões, o app é até mais do que simplesmente uma ferramenta para você pedir um motorista para ir da sua casa até o rolê?

Veja também: 

Pois é. A companhia de transporte privado tem, fora do Brasil, recursos que ainda não vimos por aqui. Alguns estão em fase de testes e podem até desembarcar no Brasil em breve. Já outros são bem específicos para algumas regiões.

Confira na lista abaixo:

  • Uber lancha

    Já imaginou pedir uma lancha em vez de um carro no app da Uber? Isso é possível. Em Istambul, na Turquia, está disponível a opção UberBOAT. Por meio dela, é possível alugar uma lancha com seis a oito lugares para navegar pelo Estreito de Bósforo com uma vista privilegiada da cidade.

  • "Aluguel" de motorista

    Às vezes pedir uma corrida não é o bastante. É por isso que a Uber conta com uma funcionalidade chamada UberTRIP em Bali, na Indonésia. Os turistas podem reservar o veículo por um longo período que varia de cinco a dez horas para conhecer a ilha. Já na Índia várias cidades contam com a modalidade UberHIRE, voltada para quem precisa visitar vários lugares durante um dia.

  • Ubercóptero

    Ainda na Europa é possível pedir, no verão local, um Uber para se locomover pelos ares da Costa Azul francesa a bordo de um helicóptero. A "corrida" custa 160 euros por semana nessa modalidade. O motorista pega o usuário, leva até o heliponto mais próximo para pegar o "Ubercóptero" e, na volta, outro motorista estará aguardando os passageiros.

  • Logotipo luminoso

    Em testes em algumas cidades, funciona assim: o motorista instala no para-brisa do seu carro um letreiro da Uber e, no aplicativo, o passageiro escolhe uma cor para ser pareada no letreiro. A cor será reproduzida na janela do seu motorista, o que deixa mais fácil passageiros encontrarem seus veículos. O UOL Tecnologia testou a ferramenta em São Francisco (EUA) e gostou da experiência. A Uber planeja expandir o recurso, mas no Brasil pode enfrentar problemas pela segurança de motoristas ficar mais vulnerável.

  • Gorjeta a motoristas

    A Uber tem testado em algumas localidades uma funcionalidade que permite ao usuário dar gorjeta para motoristas do app. A gorjeta é oferecida ao fim da corrida, com uma mensagem que pergunta se o passageiro tem interesse em oferecer uma porcentagem a mais pelo trajeto. Vimos esse recurso em São Francisco e, além dos Estados Unidos, a funcionalidade foi implementada recentemente em Portugal. Será que vem para o Brasil?

  • Uber moto ou scooter

    Se não quer um carro, que tal uma moto? Essa é uma opção, por exemplo, para usuários de cidades da Índia e do Vietnã, onde o meio de transporte é extremamente popular. Já quem está no Egito pode pedir uma scooter pelo aplicativo.

  • Uber-vinho

    Caso você visite uma vinícola, é bom não dirigir depois. É por isso que a Uber tem uma modalidade específica para essa atividade tanto na região de vinhedos dos EUA (Santa Barbara e San Luis Obispo) quanto no México (Guadalupe), oferecendo tours pelas plantações.

  • Luxo no Uber

    Cidades charmosas, Roma e Londres contam com uma opção ostentação. Por lá é possível pedir carros luxuosos por meio da modalidade UberLUX. Segundo a Uber, os carros oferecem ainda serviços especiais.

  • Carro ecológico

    Para quem é preocupado com as mudanças climáticas e o impacto causado pelos combustíveis fósseis dos veículos, a Uber oferece uma opção bem legal em algumas cidades europeias. É possível pedir, em Paris, Porto e Lisboa, um Uber especificamente com um carro elétrico ou híbrido para reduzir a emissão de poluentes na atmosfera.

  • Uber Pool Express

    Também em testes, o Uber Pool Express é como se fosse uma "van da galera". A diferença dele para o Pool normal é que os passageiros terão que andar para um ponto comum em que o motorista pegará todos e também serão deixados em um ponto comum - assim, o veículo só fará duas paradas, o que agiliza e barateia a corrida. A reportagem também testou o serviço em São Francisco, mas dessa vez não teve sucesso - a corrida, ao fim, foi como se fosse um Uber Pool normal. Leia mais

  • Realidade aumentada

    Dentro do próprio Uber Pool Express, a Uber trabalha com uma experiência de realidade aumentada. O mapa de realidade aumentada vem sendo testado para que seja facilitada a experiência da pessoas ir até o motorista que buscará o grupo que compartilhará a corrida.

  • Transportes extras

    Algumas modalidades específicas da Uber pelo mundo envolvem transporte de alguns itens extras além de simplesmente o passageiro. Em Amsterdam, onde bicicletas são muito comuns, você pode chamar um veículo equipado com uma rack para transportar a bike. A empresa também oferece carros apropriados para transportar equipamentos de ski em cidades dos EUA (Salt Lake City, Sun Valley e Santa Fe) e também no inverno do Chile.

Mais Tecnologia