Topo

Tecnologia


Não quer ser perturbado? Veja como ficar invisível em apps e redes

Aprenda a não ser importunado

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/10/2018 04h00

Sabe aqueles momentos nos quais você não quer ser incomodado? Quer apenas navegar na internet sem receber mensagens em aplicativos ou, ainda publicar fotos sem que ninguém possa comentar?

Isso tudo é possível - ou quase. Praticamente toda rede social e app de conversas permitem que seus usuários assumam uma postura mais discreta. Em alguns casos, é possível ficar totalmente invisível ou configurar a privacidade de modo que você não seja incomodado.

Abaixo listamos as principais redes sociais e apps de mensagem e ensinamos como fazer para ficar invisível ou diminuir sua exposição.

  • WhatsApp

    O WhatsApp não permite que o usuário fique invisível, aos moldes do que ocorria com o saudoso MSN Messenger. Há, porém, algumas opções que podem te ajudar a deixar menos rastros e diminuir a possibilidade de você ser incomodado.

    Todas elas são encontradas na opção "Privacidade" (encontrada após clicar em "Configurações" e "Conta"). Ali, é possível configurar o "Visto por último" - que mostra a última vez que você olhou no WhatsApp -, a visibilidade de sua foto de perfil, quem poderá ver o seu Status - o "Stories" do WhatsApp -, a sua localização atual e também as confirmações de leitura.

    Lembre-se que se você desativar o "Visto por último" e as confirmações de leitura, você também deixa de receber esse tipo de confirmação. E não dá para impedir o contato de ver quando você está online no app.

  • Instagram

    Assim como o WhatsApp, o Instagram não permite que o usuário fique invisível. O que é possível é aumentar a sua privacidade.

    A primeira atitude que você pode tomar neste sentido é permitir que suas fotos sejam visualizadas apenas pelos seus seguidores e também escolher quem pode te seguir ou não. Isso é simples: basta acessar o seu perfil (o ícone mais à direita na parte de baixo da tela do aplicativo) e, em seguida, ir em "Opções". Lá, basta ativar a opção "Conta privada".

    O Stories também permite que você altere algumas definições de maneira a evitar ser incomodado por estranhos. Ainda em "Opções", vá até "Configurações de story". Lá, você consegue definir se quem poderá responder às suas publicações serão apenas seus seguidores, ocultar suas publicações no Stories de determinadas pessoas, permitir que seguidores compartilhem fotos e vídeos que você publicou no Stories e, por fim, compartilhar ou não seus Stories no Facebook.

    Nas conversas, é possível ver a última vez você esteve online ou se está online naquele momento.

  • Reprodução

    Facebook Messenger

    O Facebook em si possui diversas opções para aumentar ou diminuir sua privacidade na rede e todas elas podem ser acessadas por meio dos três pontinhos ao lado do "Registro de atividades", que fica visível quando você entra no seu perfil, e depois em "Configurações de linha do tempo".

    Não é possível ficar invisível no Facebook, mas há opções para "desaparecer" no Messenger. A primeira delas pode ser usada no próprio site para computador. Basta ir até a base da janela onde seus contatos estão, clicar na engrenagem e, depois, em "Desativar bate-papo". Na janela seguinte, você escolher se deseja desativar o bate-papo para pessoas específicas, deixar ele ativado apenas para alguns contatos ou, ainda, desativar para todos.

    No app para celular, há a opção de você mostrar ou não a sua disponibilidade (a bolinha verde do lado da sua foto). Mudar essa configuração é simples: na janela com os seus contatos, vá até a sua foto, no canto superior direito do app. Lá, clique em "Disponibilidade" e desative a opção.

    Como "efeito colateral", desativar a opção também faz com que você não saiba quando os seus contatos estão online.

  • Twitter

    O Twitter funciona de maneira similar ao Instagram quando o assunto é privacidade. Todas as configurações sobre o tema na plataforma de microblogging podem ser acessadas ao clicar em sua foto, no canto superior direito da página do navegador (nos celulares, basta clicar em sua foto) e depois em "Configurações e privacidade".

    Na próxima tela, vá até "Privacidade e segurança" e lá você pode definir se seus tuítes serão protegidos - o que implica que só quem você aprovou como seguidor poderá ver suas mensagens, citações e respostas -, permitir ou negar marcações em fotos, se você autoriza receber mensagens diretas de qualquer pessoa e também sua visibilidade na rede. As opções são bem simples, mas bastante amplas.

  • Skype

    Bastante usado em ambiente corporativo, o Skype traz uma funcionalidade similar à vista no antigo MSN Messenger. Ou seja: é possível ficar invisível e, ainda assim, usar o programa.

    Para isso, no PC, basta clicar nas iniciais do seu nome, no canto esquerdo superior, e depois em "Status", definindo como "ativo", "não incomodar" ou "invisível".

    No app para celulares, basta clicar nas suas iniciais no alto da tela e depois no status logo abaixo do seu nome.

Mais Tecnologia