Topo

Tecnologia

PC travou? Veja como configurar salvamento do Word e recuperar o arquivo

Getty Images
Aquele momento em que ficamos aliviados ao ver que o Word salvou seu arquivo automaticamente Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL

28/11/2017 04h00

Você passou o dia todo redigindo aquele trabalho e já está quase terminando, até que seu computador trava. Você pensa: tudo bem, assim que ele voltar a funcionar, eu termino. Porém, quando o computador volta a funcionar normalmente, você descobre que não salvou nem uma letra do arquivo. Péssimo, não?

Mas calma, nem tudo pode estar perdido. O Word tem uma função chamada Salvamento Automático. Como funciona? A aplicação salva automaticamente, de tempos em tempos, o documento que está sendo redigido, sem que você precise clicar no botão de salvar.

Veja também: 

Com isso configurado, basta abrir o Word e, na janela inicial, clicar em "abrir outros documentos" (ou "open other documents", dependendo da versão do programa) no canto inferior esquerdo, depois em "recuperar documentos não salvos" (ou "recover unsaved documents") na parte de baixo da área central do programa.

Ao clicar nessa opção, abrirá uma janela com os documentos que o programa salvou automaticamente. É só escolher e respirar aliviado. 

O tempo padrão do salvamento é de 10 em 10 minutos, o que pode ser um longo espaço e pode fazer você perder bastante coisa. Entretanto, é possível configurar esse intervalo e aumentar sua segurança.

Para configurar o intervalo de tempo do salvamento automático para que o documento recuperado esteja ainda mais completo, siga o passo-a-passo a seguir:

Configurando salvamento automático do Word

  • 1

    Clique em "Arquivo" no canto superior esquerdo.

  • 2

    Clique em "Opções".

  • 3

    Clique agora em "Salvar".

  • 4

    Altere o tempo em "Salvar informações de AutoRecuperação a cada" localizado em "Salvar documentos". Note que, nesta mesma tela, o Word exibe o campo "Local do arquivo de AutoRecuperação".

    Caso o computador trave ou reinicie, você pode sempre verificar nesta pasta para buscar trabalhos perdidos que o Word tenha salvo automaticamente. Normalmente, o usado por padrão é dentro da pasta do Office, em "unsaved files".

Mais Tecnologia