Topo

Tecnologia


Saiba como instalar "Pokémon Go" e outros apps não-oficiais no Android

REUTERS/Sam Mircovich
Celular exibindo o jogo Pokémon Go Imagem: REUTERS/Sam Mircovich

2016-07-13T16:57:35

13/07/2016 16h57

Se você não esteve na lua nos últimos dias, certamente já sabe que o jogo para celulares e tablets "Pokémon Go" é uma febre mundial. Trata-se de um game de realidade aumentada lançado na semana passada. Ele usa a câmera e o GPS do aparelho para o jogador encontrar pokémons escondidos em pontos diversos do "mundo real", movendo-se com o celular, que serve de localizador.

No entanto, o Brasil está, por enquanto, de fora dessa festa. O aplicativo está funcionando para usuários de iOS e Android apenas nos Estados Unidos,  Austrália e Nova Zelândia. Europa, Japão e outros países da Ásia devem receber o game nos próximos dias, segundo a Nintendo e a desenvolvedora Niantic. América do Sul e Canadá estão fora do calendário até agora.

Ávidos pela novidade, muitos brasileiros não se importaram com essa limitação e quiseram baixar o app mesmo assim. A questão é que a Google Play e a App Store até mostram as páginas do jogo em um navegador para computadores desktop, mas se tentar uma busca nessas lojas nos celulares, ele não aparece nos resultados.

Então o jeito dos fãs do Pikachu foi recorrer à pirataria. O arquivo de instalação pode ser baixado internet afora e instalado de forma extraoficial. Aí você poderá mexer um pouco no jogo mas só aparecerão uns dois monstrinhos na introdução e depois nada. Justamente porque os mapas do Brasil ainda não foram incluídos na brincadeira.

Ainda assim, é fácil instalar este ou qualquer outro app que não está na Google Play. Alguns deles são impedidos de constar na loja do Android por estimularem a pirataria ou infringem regras da Google.

Vamos ensinar aqui como instalar o "Pokémon Go" no Android, que só está fora das lojas virtuais no Brasil porque não funciona direito ainda no país. Portanto, este aqui é mais um caso de se antecipar ao lançamento oficial do que usar o produto ilegalmente.

Só o Android permite instalar apps de fontes desconhecidas. Com o iOS não tem muito papo: a Apple não permite o procedimento de jeito nenhum. Você só consegue se realizar uma quebra de segurança no sistema do iPhone, conhecido por "jailbreak", algo complexo de realizar.

  • Reprodução

    Acesse o site onde está disponível o arquivo de instalação do app

    Ele possui a extensão .apk. No nosso exemplo, encontramos o "Pokémon Go" neste site: http://bit.ly/29MPAOM

  • Reprodução

    Clique no link de download

  • Reprodução

    Um aviso vai aparecer perguntando se você quer mesmo baixar o arquivo

    Por ser uma instalação fora da Google Play, ela poderá trazer riscos ao dispositivo (ou não). No caso apresentado aqui, que foi devidamente testado pelo UOL (ver link no primeiro passo), pode confiar; não vai trazer problemas.

  • Reprodução

    O download do arquivo de instalação terá início

    Puxe a área de notificações, na parte de cima da tela do Android, para acompanhar o progresso do download.

  • Reprodução

    A transferência do arquivo é concluída

    Clique na notificação para iniciar a instalação. É possível que o celular também inicie o processo automaticamente após o fim do download

  • Reprodução

    Seu celular terá que ser configurado para liberar a atualização do app

    Um aviso aparecerá informando isso. Clique em "Configurações" para habilitar a opção que permitirá os próximos passos

  • Reprodução

    Você chegou à tela de segurança do Android

    Ela também acessível indo em Configurações > Segurança. Habilite a opção "Fontes desconhecidas", que permite a instalação de aplicativos de fontes confiáveis e desconhecidas

  • Reprodução

    Mais um aviso de segurança

    É para que você fique ciente do risco e da responsabilidade de estar instalando um app que não passou pelo crivo da Google Play. Se estiver seguro, clique em "Ok".

  • Reprodução

    Uma tela aparecerá mostrando as permissões exigidas pelo app

    Estas permissões são solicitadas pelo app para operar plenamente no celular. Se concordar com todas elas, clique em "Instalar".

  • Reprodução

    Após uns minutos, esta tela mostra o processo concluído

    Clique em "Abrir" e aproveite seu novo app.

Mais Tecnologia