Topo

App


Seis ferramentas da web que vão deixar o seu dia a dia mais fácil

Aplicativos podem facilitar o seu trabalho; aproveite! - iStock
Aplicativos podem facilitar o seu trabalho; aproveite! Imagem: iStock

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/02/2019 04h00

Volta e meia a gente se perde na agenda, não encontra uma anotação ou texto importante que tinha visto na internet, percebe que o arquivo não está na extensão que deveria ou se depara com um link que não parece seguro. Mas, calma, nem tudo precisa ser o caos.

Isso porque alguns sites, extensões e aplicativos têm funções que conseguem resolver a nossa vida em poucos passos.

VEJA TAMBÉM

Então, para solucionar esses e outros problemas, o UOL Tecnologia fez uma lista de ferramentas que devem ir agora para a sua barra de favoritos ou ganhar um botão de extensão no seu navegador. Em alguns casos, dá para sincronizar tudo com o celular e ganhar tempo para fazer outras coisas. Confira:

  • Reprodução

    Fazer anotações

    Seja para o trabalho, estudos ou apenas para lembrar das compras necessárias no supermercado, uma ferramenta importante é um bom serviço para reunir as suas anotações. Um dos mais conhecidos é o Evernote, que tem um bom design e recursos funcionais, tanto para uso em notebooks quanto para celulares. 

    Nele, dá para sincronizar a conta em vários dispositivos, compartilhar notas e fazer upload de até 60 MB. O problema é se você precisa de muito espaço, já que é necessário pagar para ter capacidade extra e acessar algumas funcionalidades.

    Outro serviço interessante é o Google Keep, que permite ao usuário reunir notas, listas, áudios e manter tudo isso na nuvem do Google. A ferramenta também pode ser usada como lembrete e há extensões para o Firefox, o Chrome e o Safari Notebook, que facilitam a captura de textos e mídias. 

  • Reprodução

    Ler depois

    Em meio a tantas redes sociais e sites, muita gente acaba perdendo aquele texto ou vídeo que parecia incrível. Para isso, algumas ferramentas disponíveis ajudam a guardar e organizar links para você ler depois. 

    Uma boa opção é o Pocket, um aplicativo que permite reunir textos, vídeos, entre outros formatos, e permite que você acesse o conteúdo pelo smartphone, tablet ou computador. Para isso, basta criar uma conta gratuita e salvar os links que deseja. 

    Há uma extensão do Pocket para web que deixa o trabalho mais fácil: trata-se de um botão que você adiciona ao navegador (há versões para o Chrome, o Firefox e o Explorer) e adiciona rapidamente o material à sua conta. 

    O Facebook permite que o usuário faça isso na plataforma e o Google também possui uma extensão (Save to Google) que permite guardar links para ler depois. 

  • Reprodução

    Enviar arquivos grandes

    Outra necessidade de quem navega na web é a de compartilhar de modo simples e rápido grandes arquivos. 

    Para isso, uma ferramenta útil e que já pode ir para sua barra de favoritos é o Firefox Send. Apesar do nome, ele não é exclusivo para o Mozilla e funciona em qualquer navegador. 

    O Send permite que você compartilhe online arquivos de até 1GB de modo criptografado, ou seja, com mais segurança e privacidade. E o melhor, não é preciso criar uma conta ou fazer login para usá-lo.

    Basta carregar o arquivo e então o Send gera um link que expira assim que o conteúdo for acessado pelo destinatário. O material, garante a página, é excluído automaticamente dos servidores depois de ser baixado. 

    Ele é, portanto, uma opção aos serviços como o Dropbox e o Google Drive, que continuam como boas formas de compartilhamento de arquivos grandes, mas esses exigem identificação e senha do usuário.  

  • Reprodução

    Lista de tarefas

    Para começar o dia, nada melhor do que uma boa agenda e uma lista de tarefas bem organizada. Se você está cansado de uma vida sem ordem, o primeiro passo pode ser usar uma ferramenta que ajude a anotar o que precisa ser feito e quais itens devem ser as suas prioridades. 

    Uma das mais conhecidas e fáceis de usar é o Todoist. Com ele, é possível dividir as suas tarefas em pastas (pessoal, trabalho, compras, etc.), atribuir prioridades, etiquetas e datas de cumprimento para cada uma. Além disso, dá para compartilhar o material com outras pessoas e criar alertas. 

    A opção gratuita é bem completa, mas há um plano premium se você quiser personalizar a sua conta e ter acesso a mais recursos. O aplicativo pode ser usado na web, mas também tem versões para desktop (tanto para Mac quanto para Windows 10) e para celulares (iOS e Android). 

    Na internet, há ainda outras opções de listas de tarefas, com versões gratuitas ou pagas, como o Wunderlist, o To-Do e o Any.do. De modo geral, todos cumprem muito bem a função. Vale a pena testar e descobrir qual oferece recursos úteis e design mais fácil para você. 

  • Reprodução

    Verificar se há ameaças online

    Ter um bom antivírus instalado no computador ou dispositivo móvel é algo muito importante, mas segurança extra é sempre bem-vinda. Para isso, há ferramentas online que fazem varredura em links e arquivos específicos a fim de detectar a presença de vírus. 

    Uma das opções disponíveis é o VirusTotal, que faz uma análise de documentos e URL suspeitos. Para isso, basta carregar o arquivo desejado ou colar o link na aba específica, sem a necessidade de baixar um programa. Há ainda extensões disponíveis para o Chrome, o Firefox e o Internet Explorer. 

    O MetaDefender Cloud tem função parecida. Nele, é possível subir arquivos de até 140 MB, que são verificados em mais de 30 antivírus diferentes ao mesmo tempo. Além de arquivos, a análise pode ser feita por endereço IP ou link. Após a varredura, a ferramenta indica se o material é seguro ou não. Há uma extensão combatível com o Chrome que verifica downloads feitos a partir do navegador.

  • Reprodução

    Converter arquivos 

    Uma ferramenta essencial para quem acessa, baixa ou envia arquivos com frequência pela internet é um conversor para outros formatos. O problema é que muitos serviços só fazem a mudança para documentos específicos (JPG para PDF, por exemplo) ou precisam ser baixados no seu computador. A boa notícia é que existe jeito fácil de fazer isso. 

    O Zamzar é um serviço de conversão online que atende vários formatos e suporta arquivos com até 50 MB. É bem simples de usar: basta subir o documento, escolher o novo formato e indicar um email para receber o arquivo. A ferramenta funciona em qualquer navegador e sistema operacional.

    Outra opção disponível online é o FileZigZag, que também pode ser usado para textos, imagens, vídeos e tabelas. Ele aceita vários formatos de entrada e saída, é simples de usar e, assim como o Zamzar, funciona em qualquer navegador.