Topo

Tecnologia


Wi-Fi salvador, ofertas e mais: veja funções pouco conhecidas do Facebook

iStock
Tanto o app quanto o Facebook para desktop têm funções pouco utilizadas Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

28/07/2017 04h00

Companheiro de mais de dois bilhões de pessoas no mundo, o Facebook atualmente já é muito mais do que simplesmente uma rede social e oferece inúmeras ferramentas. Será que você conhece todas?

A plataforma de Mark Zuckerberg conta com alguns setores pouco explorados por usuários e que apresentam recursos interessantes que nem todo mundo conhece. As ferramentas estão em uma aba chamada “explorar” no site, junto a alguns já mais utilizados como “salvos” (para publicações que você salva para ver depois) e “eventos”.

No desktop, ela fica no canto esquerdo da tela. Já no celular basta clicar nas três barrinhas do aplicativo do Facebook e descer até encontrar os recursos dessa aba. Há ferramentas diferentes para o desktop e para o celular, como explicamos abaixo.

Ferramentas pouco conhecidas do Facebook:

  • Seja salvo por um Wi-Fi

    Recentemente o Facebook adicionou uma função que pode ajudar muita gente a economizar uma grande quantidade de dados no celular. Uma nova ferramenta da companhia ajuda você a encontrar redes Wi-Fi públicas e gratuitas ao seu redor, função que antes só era possível com ajuda de outros aplicativos específicos. Basta ativar o recurso na aba explorar em "Encontrar Rede Wi-Fi". É possível ainda ter mais informações sobre o local que fornece a conexão. Leia mais

  • Peça recomendações (ou veja as alheias)

    As recomendações têm feito cada vez mais sucesso na rede social - de fato, é um recurso muito interessante feito pelo Facebook. E há na aba explorar um item exatamente para isso. Ali você pode pedir recomendações para seus amigos, que aparecerá no seu feed. O mais legal é que você também poderá ver as recomendações já pedidas por amigos. Quem sabe alguém já não pediu dicas para algo semelhante ao que você quer e você pode se aproveitar delas, né? No aplicativo ainda há a seção "Guias de cidades" na aba explorar, com várias informações de cidades e locais em que seus amigos fizeram check-in.

  • Organize suas curtidas

    É possível também gerenciar as páginas que você curte na rede social. A ferramenta "Páginas" funciona melhor no desktop. Por lá, você pode descobrir se alguém já curtiu alguma coisa em seu nome ou deletar páginas que você curtiu antigamente e não se interessa mais - ou então já não têm mais atualizações. Acredite, você deletará várias.

  • Vai uma televisão aí?

    Você pode usar o Facebook até como uma verdadeira televisão. Mas como? Calma, não são propriamente os canais que você está acostumado. Na aba "Vídeos ao vivo" é possível descobrir vários vídeos ao vivo que ocorrem no site. Eles podem ser feitos por páginas ou até mesmo por usuários. É possível até selecionar vídeo por região - por exemplo, sua cidade. Essa ferramenta ainda poderia ser melhorada pelo Facebook, como separando os vídeos por temas. A função é melhor e mais organizada no aplicativo, onde oferece "vídeos ao vivo mais assistidos" naquele momento em páginas que você curte.

  • Ative sua memória

    Outra opção legal, e que até já caiu no gosto de muita gente, chama-se "Neste dia". Nesta opção, o usuário pode ver atividades suas que ocorreu em anos anteriores na mesma data. É uma maneira bem legal de lembrar coisas do passado.

  • Quem não resiste a uma oferta?

    O Facebook há algum tempo já virou uma plataforma de negócios ao estilo do Mercado Livre e da OLX. Por isso, há um recurso chamado "Ofertas" específico para isso, onde você pode visualizar as ofertas que interagiu ou salvou. Para ajudar a preencher essa seção, a rede social conta também na aba explorar do site com a ferramenta "Grupos de compra e venda". Ali você pode entrar em inúmeros grupos de comércio existentes no Facebook. Já em "Históricos de pagamentos" você vê as transações que já realizou pela página. O incentivo ao comércio também aparece no recurso "Lojas", que mostra várias páginas de lojas e produtos anunciados.

  • Descubra grupos

    O que você acha de interagir mais com grupos do Facebook? A rede social tem dado cada vez mais importância para essas comunidades do site com novas atualizações. Então é bom ficar de olho e descobrir alguns legais. Ao clicar em "Grupos" na aba explorar você vai ver inúmeras sugestões de grupos, baseadas em seus amigos, seu local e em temas. Existem infinitos grupos de tudo que você pode imaginar. Você pode acabar gostando mais de participar de grupos do que de páginas.

  • Gosta de jogar?

    Que tal descobrir jogos legais pelo Facebook? É para isso que serve a aba "Jogos" do site. Se você curte um game e quer descobrir algum que esteja popular na rede social, é só ir nessa página. Há também uma outra aba para gamers na seção explorar, chamada "Feed de Jogos". Lá você verá publicações de seus amigos referentes a atividades em joguinhos.

  • Seja mais stalker

    Uma outra opção nesta aba do Facebook chama-se "Amigos nas imediações". Ela pode levar seu nível de stalker a um novo patamar: você pode conferir se existe algum contato seu no Facebook próximo a você - desde que ele também tenha essa ferramenta ativada. Mas o inverso também acontecerá: usando esse recurso, outros poderão te stalkear.

  • Filtre publicações de amigos

    Você quer ver publicações só de um determinado grupo de amigos? É só clicar na opção "Listas de amigos". Nela, aparecerão vários feeds diferentes agrupando seus colegas - por exemplo, do trabalho atual, de um trabalho antigo, da escola que você estudou, familiares... Ao clicar em um deles, você verá as publicações somente destes grupos de amigos.

  • Pra que app de clima?

    Se você gosta de se preparar para o dia seguinte, o Facebook tem a previsão do tempo para você. É claro que isso pode ser pouco usado, já que a maioria dos celulares oferece esse recurso como um widget. Mas ela pode ser útil se o seu smartphone não tem isso ou se quiser economizar espaço com apps. E olha que dá até para configurar a ferramenta para que o clima sempre apareça no topo do seu feed quando você abrir o Facebook pela primeira vez no dia.

  • Descubra locais perto de você

    Está em um lugar estranho e não sabe onde comer ou passear? O app do Facebook tem uma opção chamada "Locais nas imediações" que te sugere opções próximas a você. É parecido com algo que o Google Maps e outros apps também possuem. Mas pode ser mais cômodo usar no Facebook - ainda que não seja tão completo como em outros aplicativos.

  • Você ainda pode cutucar alguém

    Sim, acredite: ainda é possível cutucar pessoas pelo Facebook. A função, que foi mais popular lá pra 2010 e vez ou outra é ressuscitada por alguém, ainda está presente nessa seção do site. Que tal surpreender aquela(e) crush com essa cantada infalível?

Mais Tecnologia