Topo

Em breve, você poderá alugar um carro usando só a biometria

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colin Bertram

28/12/2018 04h00

A Hertz Global Holdings e a Clear, que tem sede em Nova York, anunciaram recentemente o lançamento de um serviço que utiliza biometria para agilizar o processo de aluguel de carros para membros. Vai ser tão rápido, afirma a empresa, que os clientes poderão sair com o carro alugado em 30 segundos ou menos.

O sistema de checkout representa a primeira vez que a biometria é usada por uma grande empresa de aluguel de carros, de acordo com o comunicado.

Para usar o Hertz Fast Lane é preciso ter uma conta Clear ativa vinculada a uma conta Hertz Gold Plus Rewards. Os membros participantes podem escolher um carro em algum ponto da Hertz e, em seguida, ir diretamente para qualquer portão de saída. Depois que o motorista seguir as instruções em um quiosque automatizado, a Clear confere o rosto do motorista com sua carteira de habilitação e reserva antes que o portão seja aberto para permitir a saída. 

Como saber que você é você? Entenda a tecnologia por trás da biometria

Leia Mais

Em vez de usar documentos de identificação tradicionais, a tecnologia Clear baseada na nuvem usa a biometria - seus olhos e a ponta de seus dedos - para acelerar o processo de segurança em 40 aeroportos e locais esportivos dos EUA. 

Atualmente em operação apenas no Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson (ATL), a implementação em outros 40 pontos da Hertz, incluindo o Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK), o Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX) e o Aeroporto Internacional de São Francisco (SFO), está programada para 2019.

Nos aeroportos, a Clear possibilita que os membros se dirijam a um quiosque designado, onde o cartão de embarque e a íris são digitalizados, em vez de terem que esperar na fila pela verificação física. A adesão à Clear custa US$ 179 por ano e US$ 50 por cada membro adicional da família (filhos com menos de 18 anos recebem acesso gratuito com os membros).

No lançamento, Caryn Seidman-Becker, CEO da Clear, disse que a empresa está "criando um futuro em que impressões digitais, olhos e rosto são a melhor e mais segura forma de identificação".