Topo

Apple pode unir apps de iPhone, iPad e Mac até 2021

Apple apresenta Macbook Air - Reprodução
Apple apresenta Macbook Air Imagem: Reprodução

Mark Gurman

Da Bloomberg

21/02/2019 15h26

A Apple quer tornar mais fácil que os codificadores de software criem ferramentas, jogos e outros aplicativos para seus principais dispositivos de uma tacada só - uma reforma elaborada para incentivar o desenvolvimento de aplicativos e, em última instância, aumentar a receita.

O principal objetivo da iniciativa de várias etapas, cujo codinome é "Marzipan", é ajudar os desenvolvedores a criar um aplicativo uma única vez e que ele funcione no iPhone, no iPad e nos computadores Mac até 2021, disseram pessoas a par da iniciativa. Isso deve estimular a criação de novos softwares, o que aumenta a utilidade dos aparelhos da empresa.

Cada novo aplicativo é mais uma oportunidade de gerar receita para a Apple, porque a empresa fica com uma parcela de muitas compras e assinaturas relacionadas aos aplicativos. A companhia posicionou sua divisão de serviços como uma importante área de crescimento. A Apple planeja anunciar dois novos serviços - uma assinatura premium do Apple News e uma iniciativa original de conteúdo de vídeo - no fim de março, informou a Bloomberg News recentemente.

Neste ano, a Apple planeja permitir que os desenvolvedores adaptem seus aplicativos de iPad para os computadores Mac por meio de um novo kit de desenvolvimento de software que a empresa lançará em junho, em sua conferência anual para desenvolvedores. Continuará sendo possível criar versões separadas do aplicativo para as lojas de aplicativos do iOS e do Mac, mas, com o novo kit, não será necessário escrever o código do software subjacente duas vezes, disseram as pessoas familiarizadas com o plano.

Em 2020, a Apple planeja expandir o kit para que os aplicativos do iPhone possam ser convertidos em aplicativos para Mac do mesmo modo. Isso tem sido desafiador para os engenheiros da Apple porque as telas do iPhone são muito menores do que os monitores de um computador Mac.

Até 2021, os desenvolvedores poderão juntar aplicativos para iPhone, iPad e Mac em um único aplicativo, o que é conhecido como "binário único". Isso significa que os desenvolvedores não terão que enviar seus trabalhos para as diferentes lojas de aplicativos da Apple e será possível fazer o download de aplicativos para iOS diretamente de computadores Mac - o que na prática combinará as lojas.

Os planos não são fixos e poderiam ser alterados, disseram as pessoas. Elas pediram para não serem identificadas ao falar sobre assuntos privados. Uma porta-voz da Apple, que tem sede em Cupertino, na Califórnia, preferiu não comentar.

Benefícios

O benefício mais direto do projeto Marzipan será facilitar a vida dos milhões de desenvolvedores que escrevem softwares para os dispositivos da Apple. Por exemplo, neste ano, a Netflix poderia oferecer mais facilmente um aplicativo para Mac para assistir a vídeos convertendo seu aplicativo para iPad. Até 2021, o Twitter, que praticamente abandonou o Mac, poderia publicar um único aplicativo para todos os clientes da Apple.

A Apple anunciou o plano para os aplicativos, sem divulgar o roteiro, em sua conferência de desenvolvedores do ano passado. A Bloomberg News noticiou a iniciativa pela primeira vez em 2017.

—Com a colaboração de Ian King.