Sony é multada no Reino Unido em 250 mil libras por erro de segurança na rede do Playstation
![Por falha na Playstation Network em 2011, agência britânica aplicou multa preventiva na Sony - Itsuo Inouye/AP](https://w3.i.uol.com.br/Wap/2011/05/03/midia-indoor-tv-wap-celular-sony-empresa-entretenimento-japonesa-gravadora-fonografica-musica-jogos-games-online-interatividade-interativo-playstation-ataque-rede-hackers-sede-1304435441133_615x300.jpg)
A companhia Sony foi multada em 250 mil libras (R$ 805 mil) no Reino Unido, nesta quinta-feira, pelos erros de segurança que ficaram evidentes em abril de 2011, quando milhões de dados pessoais de clientes foram roubados.
Relembre fatos da invasão da Playstation Network
O Information Commissioner's Office (ICO), órgão britânico que zela pelo direito à informação e pela privacidade, revelou em seu site a sanção, que coloca um ponto final à investigação iniciada após o incidente.
A Sony admitiu no final de abril de 2011 ter sido atacada por um "hacker" que roubou dados pessoais das contas de 77 milhões de clientes e que incluíam seus nomes, direções, datas de nascimento e senhas.
O ataque afetou os usuários do PlayStation Network (PSN), uma plataforma em linha que permite que várias pessoas joguem ao mesmo tempo desde qualquer lugar do planeta e que é compatível com os consoles PlayStation 3, PlayStation Portable, e PlayStation Vita.
O vazamento pôs em risco inclusive os detalhes dos cartões de crédito destes usuários, afirmou o ICO em sua declaração.
Precisamente por este ponto, o ICO, que qualificou o caso como "um dos mais graves que recebeu", disse que a empresa japonesa tinha fracassado nas medidas de segurança, já que a proteção de dados bancários "deve ser uma prioridade".
A investigação conclui que a empresa é responsável pelo incidente, que "podia ter sido evitado se tivesse atualizado o software", mas que ao ficar defasado, fez com que muitas contra-senhas deixassem de ser seguras.
"É a companhia que encarrega um analista em estratégia de segurança e não há dúvida que a empresa dispunha de conhecimento e recursos para manter sua informação a salvo", afirmou David Smith, diretor de segurança de dados do ICO.
Após a brecha de segurança, a companhia japonesa modificou seus protocolos de segurança e presenteou os usuários com dois videogames como compensação pelos transtornos causados pelo incidente, ocorrido durante as férias de Semana Santa de 2011.
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