Topo

Google ativa cabo submarino de internet entre EUA e Japão

Cabo é 10 milhões de vezes mais rápido que o típico modem - Getty Images
Cabo é 10 milhões de vezes mais rápido que o típico modem Imagem: Getty Images

01/07/2016 08h08

O Google anunciou nesta quinta-feira (30) a ativação do cabo submarino de internet de alta velocidade de 9 mil quilômetros entre Estados Unidos e Japão, projeto no qual a empresa trabalhava desde 2014.

O cabo, registrado com o nome de "Faster" (Mais rápido), tem uma velocidade de 60 terabits por segundo, 10 milhões de vezes mais rápido que o típico modem, e custou R$ 300 milhões.

"Os usuários de internet e nossos clientes no Japão devem notar que as coisas se movimentam um pouco mais rápido. Nosso cabo submarino Faster entre Japão e Estados Unidos entrou em serviço oficialmente hoje", afirmou através da rede social Google Plus o vice-presidente de infraestrutura do Google, Urs Hölzle.

O executivo lembrou que o cabo recém-ativado é o mais potente de todos os cabos submarinos e entre suas peculiaridades figura a de emitir luzes de múltiplas cores em diferentes frequências.

"Faster é um dos cabos submarinos que conectam diferentes partes do mundo e que, em conjunto, integram uma importante espinha dorsal que contribui para o funcionamento da internet", explicou Hölzle.

O primeiro cabo transoceânico foi utilizado para comunicações via telegrama foi instalado em 1906. A maioria dos cabos funcionam dentro dos países e entre continentes, mas alguns cruzam oceanos, como o Atlântico.

O cabo SEA-ME-WE 3, que conecta a Europa com a Austrália e a Ásia, é o mais longo do mundo, com uma extensão de 39 mil quilômetros e 39 pontos de conexão terrestre.

Facebook e Microsoft trabalham agora no desenvolvimento de um cabo submarino que se chamará Marea (maré, em espanhol) e que deve ser concluído em 2016, o primeiro a conectar os EUA com o sul da Europa, mais especificamente as cidades de Virgínia (EUA) e Bilbao (Espanha).