Google lança Allo, aplicativo de mensagem para rivalizar com o WhatsApp
O Google lançou nesta quarta-feira (21) o Allo, um aplicativo de mensagem instantânea, que tentará travar uma batalha com o WhatsApp, graças à inteligência artificial de seu assistente virtual, que permite desde fazer reservas em restaurantes a atender automaticamente as mensagens.
O aplicativo, disponível para telefones com sistemas operacionais iOS e Android, funciona associada a um número de telefone e oferece ao usuário a possibilidade de buscar informações variadas sem sair da conversa.
Por exemplo, o acesso as últimas notícias, previsão do tempo, trânsito, traduzir um texto ou mesmo saber que horas sai determinado voo.
Também não será necessário sair do bate-papo com outro usuário para anotar um endereço, definir uma data no calendário, ler opiniões sobre restaurantes próximos e inclusive pedir ao assistente que conte uma piada.
No futuro, o Allo permitirá fazer diretamente reservas de restaurantes, hotéis e bilhetes de avião ou trem.
Para chamar o assistente virtual, o usuário só precisa escrever ou falar "@google". Por enquanto, a interação está limitado ao idioma inglês, embora a empresa afirma que outras línguas serão inclusas em breve.
Assim, o Google segue os passos do Facebook, que introduziu este ano em conversação no Messenger e fará no WhatsApp. O Telegram também fez essa implementação.
O Google informa em seu blog oficial que o Allo também contempla respostas prefixadas a mensagens simples, como por exemplo "Você vem junto?". O sistema vai aprender sobre o comportamento do usuário e personalizar essas respostas, dependendo de seu estilo e necessidades.
Entre as funcionalidades do design, o Allo oferece a possibilidade de modificar o tamanho de texto e emoticons, acessar 25 pacotes de adesivos e desenhar ou escrever sobre fotografias antes de enviá-las.
Segundo a tecnológica da empresa, todas as conversas do aplicativo estão cifradas, mas oferece uma opção de maior segurança com o "modo incógnito": nele, as mensagens estão cifrados de ponta a ponta (não são armazenados em nenhum servidor, da mesma forma que no WhatsApp), são efêmeros (excluídos depois de um tempo) e as notificações são mais discretas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.