Topo

Twitter libera limite de 280 caracteres por mensagem para todos os usuários

Soeren Stache/dpa/AP
Imagem: Soeren Stache/dpa/AP

Da EFE, em Los Angeles

08/11/2017 08h44

O Twitter anunciou nesta terça-feira (8) que todos os usuários do serviço podem agora postar mensagens de até 280 caracteres, pondo fim ao limite anterior, de 140, uma das principais marcas da rede social.

Essa decisão foi tomada depois de o Twitter ter iniciado um teste em setembro, permitindo que alguns perfis já usassem 280 caracteres para escrever suas mensagens.

VEJA TAMBÉM:

A ampliação não será aplicada para os usuários que escrevam em japonês, coreano e chinês, que continuarão com o limite anterior. Pela natureza dos idiomas, eles não têm os problemas das demais línguas para condensar suas ideias com poucos sinais.

A chefe de produto do Twitter, Aliza Rosen, explicou em comunicado que o objetivo do teste de setembro era analisar se a ampliação do limite preservaria a velocidade e a brevidade das mensagens na rede social.

A análise dos resultados fez a equipe tomar a decisão de eliminar a barreira de 140 caracteres para os idiomas que "sejam afetados pela necessidade de comprimir ideias". Ou seja, todos, na avaliação do Twitter, menos o chinês, o japonês e o coreano.

A empresa disse que 9% dos tweets em inglês, por exemplo, atingiam o limite anterior. Em espanhol, o índice era de 5,3%. Esse dado, segundo Rosen, refletia o "desafio" de reduzir um pensamento. Os usuários gastavam muito tempo para editar a mensagem até os 140 caracteres, até o ponto em que desistiam de enviá-la.

Com a ampliação de caracteres, esses percentuais diminuíram para 0,8% em espanhol e 1% em inglês.

Além disso, os tweets chegam ao limite de caracteres com menor frequência, o que mostra, na opinião da empresa, que os usuários agora "podem expressar o que querem melhor e enviar tweets mais rápidos do que antes, com maior facilidade e mais frequência".

Durante o teste, apenas 5% dos tweets superaram os 140 caracteres. E só 2% foram além de 190.

A vida dupla de Trump no Twitter

UOL Notícias