Topo

Quer um? Cão-robô da Sony esgota na venda antecipada

Cão-robô Aibo, da Sony - Reprodução
Cão-robô Aibo, da Sony Imagem: Reprodução

Da EFE, em Tóquio

11/01/2018 09h39

O robô doméstico Aibo, um cão inteligente capaz de criar conexões emocionais com os humanos, lançado nesta quinta-feira (11) pela Sony, esgotou todas as suas unidades durante a venda antecipada.

A primeira série das mascotes artificiais foi entregue a seus donos, depois de esgotadas as três vendas antecipadas no ano passado, explicou à Agência Efe, um porta-voz da companhia, que não quis revelar o número de unidades vendidas.

VEJA TAMBÉM:

Os primeiros 30 proprietários do Aibo receberam seu cachorro-robô em uma cerimônia especial na sede de Sony, em Tóquio (Japão), onde a empresa celebrou seu retorno ao mundo da robótica doméstica após 12 anos.

O Aibo, uma atualização do pioneiro cachorro-robô que lançado pela em 1999, mantém o nome do seu antecessor, mas incorpora os últimos avanços em robótica, incluindo vários sensores, uma câmera localizada em seu nariz e olhos tipo LED, tudo isso para tornar seus movimentos e expressões mais naturais.

Além de dar carinho aos seus donos, o robô é capaz de aprender novas palavras, gestos e ordens e responder aos comandos através de um sistema de inteligência artificial na nuvem, que permitirá desenvolver uma personalidade única, de acordo com a empresa japonesa.

Quanto a sua aparência, o novo Aibo tem formas arredondadas, olhos verdes expressivos e orelhas e caudas castanhas, uma imagem mais natural que seus antecessores, de cor prateada.

A segunda rodada de vendas acontecerá no dia 14, através de um sorteio.

A mascote artificial tem um preço de 198 mil ienes (cerca de US$ 1,77 mil), sem incluir os 90 mil ienes (cerca de US$ 807) que os usuários deverão pagar a cada três anos para que o robô possa armazenar conhecimento na nuvem e desenvolver desta forma sua personalidade.

A empresa japonesa também planeja comercializar o robô internacionalmente, confirmou o mesmo porta-voz, mas ainda sem uma data prevista.